Santo André, Ribeirão Pires e Mauá ficam sem água amanhã

Por Vanessa Selicani - Metro ABC

Cerca de 1,1 milhão de pessoas podem ser afetadas por reparo agendado para amanhã no sistema Rio Claro de abastecimento de água. No ABC, a previsão é que 70% das cidades de Santo André e Mauá e alguns bairros em Ribeirão Pires fiquem sem fornecimento a partir das 8h.

A manutenção realizada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve ser finalizada às 18h. Mas a normalização no abastecimento será gradual e dependerá da operação de cada região. Em Santo André, a previsão é que o retorno em todos os bairros se consolide até a madrugada de sexta-feira, mais de 24h depois do fim dos serviços nas tubulações. Mauá prevê tempo maior para a retomada nos bairros das zonas altas da cidade.

Durante o período, as operadoras dos sistemas de abastecimento pedem que a população colabore economizando água. Mesmo imóveis com caixa d’água podem enfrentar problemas por conta do período prolongado sem fornecimento.

Além do ABC, a zona leste de São Paulo também é abastecida pelo Rio Claro.

Para quem é atendido diretamente pela Sabesp, no caso da capital e de Ribeirão Pires, a companhia afirma que enviará água de outros reservatórios para minimizar o impacto da interrupção. Serão utilizados os sistemas Alto Tietê, Cantareira e Rio Grande.

Operação

O sistema Rio Claro é o segundo mais antigo em operação no estado, atrás apenas do Alto Cotia. De acordo com a Sabesp, ele funciona desde 1932. O reparo que será realizado amanhã envolverá 110 trabalhadores, que percorrerão os dutos que levam a água bruta para tratamento na cidade de Salesópolis, na Grande São Paulo.

O fluxo de água terá de ser interrompido para permitir que os funcionários possam percorrer a tubulação em segurança para as inspeções.

Água ABC
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo