São Caetano promete luz de led em todas as ruas

Por Cadu Proieti/Metro ABC

As ruas de São Caetano deverão ganhar novas cores em breve. Isso porque a prefeitura promete trocar toda a iluminação pública da cidade pelo sistema de LED (Light Emitting Diodes, em inglês), com lâmpadas mais claras do que as atuais, de vapor de sódio, que possuem tom mais amarelado e consideradas de maior consumo de energia.

Segundo a administração municipal, serão investidos R$ 30 milhões por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) que irá trocar os 12 mil pontos de luz existentes na cidade. No acordo, a tendência é que a empresa que ganhar concorrência pública invista na nova tecnologia e em manutenção da rede e em troca receba repasse do município para realizar o serviço. A licitação foi aberta na semana passada.

A prefeitura afirma que ainda não há prazo estipulado para início da substituição das luminárias antigas pelas de LED e nem data para conclusão da troca de todos os pontos da cidade. Segundo a administração municipal, estudos que resultarão na definição do cronograma de serviço estão em fase final.

O governo de José Auricchio Júnior (PSDB) diz que a substituição do sistema de iluminação pública visa “novo padrão de urbanização da cidade, ganho em segurança e economia de até 70% aos cofres públicos nos gastos com iluminação”. A prefeitura informou que gasta R$ 350 mil por mês com esse tipo de serviço.

Em Santo André, grandes vias ganharam nova cara

A iluminação com LED já realidade em grandes corredores viários de Santo André. Avenidas importantes da cidade, como perimetral, Santos Dumont, Capitão Mario Toledo de Camargo, Giovanni Battista Pirelli e Dom Pedro 2, entre outras, já possuem a nova tecnologia.

A substituição das lâmpadas no município foi por meio do programa Banho de Luz, lançado em 2013, pelo então prefeito Carlos Grana (PT), mas abandonado ao longo do governo petista. A atual gestão, de Paulinho Serra (PSDB), retomou o projeto em setembro do ano passado.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo