Foco

Onda de calor na Europa: Incêndios deixam diversos feridos em Portugal

A região da Serra de Monchique, no sul de Portugal, enfrenta desde a última sexta-feira (3) incêndios que deixaram já deixaram 44 feridos, entre eles uma mulher de 72 anos, que está em estado grave.

As autoridades locais calculam que, entre os feridos, 31 sejam agentes públicos que trabalham para controlar o fogo, como bombeiros e membros da defesa civil e 13 sejam civis. A cidade de Monchique, que tem cerca de 2 mil habitantes, teve cerca de 100 pessoas deslocadas.

Segundo a emissora de TV portuguesa «RTP», há na região 25 focos de chamas, combatidos por 1700 bombeiros portugueses espanhóis, 523 veículos terrestres e 15 aéreos. As altas temperaturas, que em alguns pontos chegam a 45ºC, os ventos fortes e o tempo seco dificultam a operação. Soma-se a esses fatores o fato de a região ter florestas de pinheiros e eucaliptos, que têm alto poder inflamável.

Segundo o comandante distrital de Proteção Civil, Vaz Pinto, 95% das chamas já foram controlados, no entanto, «alguns pontos ainda merecem atenção».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos