Foco

Ibope: veja as intenções de voto para governador de São Paulo

A pesquisa Ibope, encomendada pela Band e divulgada nesta sexta-feira (3), apontou as intenções de voto do eleitorado paulista para o governo de São Paulo. A liderança permanece indefinida, com João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais.

O emedebista tem 22% das intenções de voto e o tucano foi mencionado por 21% dos eleitores. O atual governador de SP, Márcio França (PSB), e Luiz Marinho (PT) registraram 3% das menções, cada. Rodrigo Tavares (PRTB), Professora Lisete Arelaro (PSOL) e Toninho Ferreira (PSTU) foram citados por 2% dos eleitores, cada um. Rogerio Chequer (NOVO) e Claudio Fernando (PMN) receberam 1% das menções, cada. Os eleitores que declararam votar em branco ou nulo foram 32%, ao passo que 11% dos entrevistados não sabiam ou não responderam.

Intenções para o segundo turno
O levantamento também simulou possíveis disputas no segundo turno da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. No primeiro cenário, o tucano João Doria alcançou 38% das menções ante 23% do atual governador, Márcio França. Já 29% dos ouvidos declararam que votarão nulo ou branco e 10% não souberam ou não responderam.

Recomendados

Já na segunda amostragem, Doria, que obteve 39% das menções, aparece 17 pontos percentuais à frente do petista e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que registrou 22%. O índice de votos declarados brancos e nulos ficou em 22% e de pessoas que não sabiam ou não responderam em 9%.

Na terceira simulação, Paulo Skaf, com 36%, aparece na frente do tucano João Doria, que obteve 32% das menções no levantamento desta sexta. Votos declarados brancos e nulos somaram 25% e não souberam ou não responderam tiveram 8% das respostas.

O quarto cenário simulou um eventual segundo turno com o petista Luiz Marinho, que registou 25% e aparece tecnicamente empatado com o atual governador Márcio França (PSB), que somou 22%. O número de brancos e nulos chegou a 37% e os que não sabem ou não responderam somaram 16%.

No quinto cenário, Paulo Skaf registrou 44% das intenções e superou o governador Márcio França, que obteve 17%. Brancos e nulos registraram 29%, e 9% dos ouvidos pelo Ibope não souberam ou não responderam.

No sexto e último cenário, o emedebista Paulo Skaf registrou 44% ante 18% do petista Luiz Marinho. O índice de brancos e nulos ficou em 29%, enquanto o de pessoas que não souberam ou não responderam em 10%.

Conhecimento
As pessoas ouvidas também foram questionadas quanto ao conhecimento que tinham sobre cada candidato a governador do Estado. Os entrevistados podiam escolher entre: conhece bem/conhece mais ou menos; conhece só de ouvir falar; não conhece. Confira os resultados:

Rejeição
A pesquisa também fez o levantamento sobre o índice de rejeição de cada nome da pesquisa. Os entrevistados foram questionados sobre qual possível candidato «não votariam de jeito nenhum». O tucano João Doria lidera com 33%, seguido por Paulo Skaf, que somou 24%. Confira os números:

Aprovação do governador Márcio França
A gestão do governador de São Paulo, Márcio França, também foi avaliada. Segundo a pesquisa Ibope, 50% dos ouvidos desaprovam o governo do político, enquanto 26% aprovam. O índice dos que não souberam ou não responderam ficou em 24%.

Por fim, os entrevistados foram questionados se confiavam ou não em França. Responderam que não, 65%, e 20% afirmaram que confiam.

Senador
Para o Senado, Eduardo Suplicy (PT) aparece com 32% das intenções de voto, seguido por Marta Suplicy (MDB), com 26%, Mario Covas Neto (PODE), com 17%, Major Olímpio (PSL), 12%, Ricardo Tripoli (PSDB), com 6%, Educador Daniel Cara (PSOL) e Mara Gabrilli (PSDB), ambos com 4%, Diogo da Luz (NOVO), Jair Andreoni (PRTB), Jilmar Tatto (PT) e Silvia Ferraro (PSOL) aparecem com 2% das intenções de voto. Dos entrevistados, 16% citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somaram 50%. Não sabem ou não responderam são 24%.

Interesse pelas eleições
A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados afirmaram ter nenhum interesse pelas próximas eleições. Outros 23% têm muito interesse; 21% disseram ter pouco interesse pelo assunto, enquanto 20% revelaram ter interesse médio; 2% não sabem ou não responderam.

Avaliação do governo Temer
A pesquisa levantou dados que dizem respeito à atuação do atual presidente da República, Michel Temer (MDB). Para 75%, a administração é ruim ou péssima. Para 18%, é regular; apenas 5% a consideram ótima ou boa, e 2% não sabem ou não quiseram responder.

Já sobre a aprovação do governo Temer, 87% disseram que desaprovam, somente 9% aprovam e 4% não sabem ou não responderam.

Sentimento em relação ao Brasil
Dos eleitores consultados pela pesquisa, 58% dizem que estão preocupados com o Brasil. Outros 52% disseram estar indignados com o País. Já 32% assinalaram estar tristes, 32% com medo, 13% esperançosos. Somente 2% declararam sentimento de alegria com relação ao Brasil, 1% disse estar entusiasmado e outro 1% orgulhoso. Por fim, 2% não souberam o que responder ou não responderam.

Áreas problemáticas
A pesquisa também questionou os eleitores sobre quais são as áreas que consideram mais problemáticas no Brasil:

Debate
Mantendo a tradição, o primeiro debate na TV entre os candidatos das Eleições de 2018 acontece na Band. O encontro entre os presidenciáveis no primeiro turno está marcado para o dia 9 de agosto. As regras para o encontro foram definidas em reunião com representantes dos partidos na sede do Grupo Bandeirantes – veja os detalhes. Já o debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo será no dia 16 de agosto.

Sobre a pesquisa
O Ibope entrevistou 1008 eleitores entre os dias 29 de julho a 1 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada por Companhia Rio Bonito Comunicações. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-02337/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-09683/2018.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos