Foco

Ibope: veja a intenção de voto dos eleitores de São Paulo para presidente

Alan Marques/Folhapress

Pesquisa Ibope, encomendada pela Band, mostra como está o cenário da corrida eleitoral para presidente da República segundo as intenções de voto dos eleitores do Estado de São Paulo. O levantamento testou duas simulações.

ANÚNCIO

A primeira delas considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o candidato do PT. Neste cenário, Lula aparece com 23% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 18%, Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve 15%, Marina Silva (REDE), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 4%, e Alvaro Dias (PODE), com 3%. Com 1% das intenções de voto aparecem os candidatos Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (NOVO), Levy Fidelix (PRTB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU). Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Paulo Rabello de Castro (PSC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 18%. Não sabem ou não responderam são 6%.

Já na segunda simulação, Lula é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato do PT. Nesta projeção, o tucano Geraldo Alckmin obteve 19% das intenções de voto, seguido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL), com 16%, Marina Silva (REDE), com 11%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Haddad, com 4%, mesma porcentagem de Alvaro Dias (PODE). Obtiveram 1% das intenções Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (NOVO), Levy Fidelix (PRTB), João Goulart Filho (PPL), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Vera Lúcia (PSTU). Paulo Rabello de Castro (PSC) não pontuou. Brancos e nulos, neste cenário, somaram 23%. Não sabem ou não responderam são 7%.

Recomendados

Rejeição de voto
O levantamento também questionou os eleitores sobre rejeição a possíveis candidatos. Neste cenário, Lula surge com 44%, seguido por Jair Bolsonaro (30%), Geraldo Alckmin (27%), Ciro Gomes (24%), Fernando Haddad (20%), Marina Silva (19%), Levy Fidelix (16%), Henrique Meirelles (12%), Eymael (11%) e Guilherme Boulos (10%). Com 9% aparecem Alvaro Dias, Manuela D’Ávila e Vera Lúcia. Já com 8% de rejeição estão João Goulart Filho e Paulo Rabello de Castro. João Amôedo obteve 7% de rejeição. Não sabem ou não responderam são 10%, enquanto quem poderia votar em todos os candidatos chega a 2%.

Senador
Para o Senado, Eduardo Suplicy (PT) aparece com 32% das intenções de voto, seguido por Marta Suplicy (MDB), com 26%, Mario Covas Neto (PODE), com 17%, Major Olímpio (PSL), 12%, Ricardo Tripoli (PSDB), com 6%, Educador Daniel Cara (PSOL) e Mara Gabrilli (PSDB), ambos com 4%, Diogo da Luz (NOVO), Jair Andreoni (PRTB), Jilmar Tatto (PT) e Silvia Ferraro (PSOL) aparecem com 2% das intenções de voto. Dos entrevistados, 16% citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somaram 50%. Não sabem ou não responderam são 24%.

Interesse pelas eleições
A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados afirmaram ter nenhum interesse pelas próximas eleições. Outros 23% têm muito interesse; 21% disseram ter pouco interesse pelo assunto, enquanto 20% revelaram ter interesse médio; 2% não sabem ou não responderam.

Avaliação do governo Temer
A pesquisa levantou dados que dizem respeito à atuação do atual presidente da República, Michel Temer (MDB). Para 75%, a administração é ruim ou péssima. Para 18%, é regular; apenas 5% a consideram ótima ou boa, e 2% não sabem ou não quiseram responder.

Já sobre a aprovação do governo Temer, 87% disseram que desaprovam, somente 9% aprovam e 4% não sabem ou não responderam.

Sentimento em relação ao Brasil
Dos eleitores consultados pela pesquisa, 58% dizem que estão preocupados com o Brasil. Outros 52% disseram estar indignados com o País. Já 32% assinalaram estar tristes, 32% com medo, 13% esperançosos. Somente 2% declararam sentimento de alegria com relação ao Brasil, 1% disse estar entusiasmado e outro 1% orgulhoso. Por fim, 2% não souberam o que responder ou não responderam.

Áreas problemáticas
A pesquisa também questionou os eleitores sobre quais são as áreas que consideram mais problemáticas no Brasil:

Debate
Mantendo a tradição, o primeiro debate na TV entre os candidatos das Eleições de 2018 acontece na Band. O encontro entre os presidenciáveis no primeiro turno está marcado para o dia 9 de agosto. As regras para o encontro foram definidas em reunião com representantes dos partidos na sede do Grupo Bandeirantes – veja os detalhes. Já o debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo será no dia 16 de agosto.

Sobre a pesquisa
O Ibope entrevistou 1008 eleitores entre os dias 29 de julho a 1 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada por Companhia Rio Bonito Comunicações. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-02337/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-09683/2018.

Tags

Últimas Notícias