Foco

Cientistas japoneses usarão células-tronco ‘reprogramadas’ para combater Parkinson

Cientistas japoneses disseram nesta segunda-feira (30) que irão iniciar no próximo mês testes clínicos de tratamento para a doença de Parkinson, transplantando células-tronco “reprogramadas” para o cérebro na busca de um avanço no combate ao distúrbio neurodegenerativo.

A doença é causada pela falta de dopamina produzida por células cerebrais, e pesquisadores há muito tempo tentam usar células-tronco para restaurar a produção normal do químico neurotransmissor.

Os testes clínicos começarão depois que pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, conseguiram usar células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) para restaurar células cerebrais funcionais em macacos no ano passado.

Recomendados

As chamadas células iPS são produzidas removendo células maduras de um indivíduo —muitas vezes da pele ou do sangue— e as reprogramando para se comportarem como células-tronco embrionárias. Elas podem, então, ser transformadas em células cerebrais produtoras de dopamina.

“Esse será o primeiro teste clínico usando células iPS para a doença de Parkinson”, disse Jun Takahashi, professor do Centro para Pesquisa e Aplicação de Células iPS da Universidade de Kyoto, em coletiva de imprensa.

O centro é liderado por Shinya Yamanaka, que em 2012 recebeu o prêmio Nobel de medicina junto com o cientista britânico John Gurdon, pela descoberta de que células adultas podem ser transformadas em células semelhantes a de embriões.

O fato de que os testes clínicos usam células iPS ao invés de células embrionárias humanas quer dizer que o tratamento seria aceitável em países como a Irlanda e em grande parte da América Latina, onde células embrionárias são proibidas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos