Planetário do Ibirapuera acompanhará o mais longo eclipse lunar do século nesta sexta

Por Metro Jornal

O mais longo eclipse lunar total deste século está chegando e todo o Brasil vai conseguir acompanhar! O fenômeno acontece nesta sexta-feira (27) e o Parque Ibirapuera está organizando uma observação ao ar livre.

Próximo ao Planetário Prof. Aristóteles Orsini haverão telescópios a postos, prontos para auxiliar o público a observar o eclipse. Não é necessário pagar nem se inscrever para participar, basta chegar cedo e entrar na fila. Professores convidados pelo Planetário também estarão presentes ajudando com dicas.

Leia mais:
Passageiros da Uber poderão chamar polícia através de ‘botão do pânico’
Continuidade de Tite era desejo de 76% dos brasileiros, diz pesquisa

O eclipse lunar terá duração total de 1h03, sendo o mais longo do século XXI. O fenômeno começa às 17h41. Além da "lua de sangue", como é conhecido esse tipo de eclipse, a partir das 20h o público também vai aproveitar para observar a oposição de Marte, que estará no seu auge na sexta-feira. A oposição acontece quando o Sol, a Terra e Marte estão alinhados nessa ordem, em linha reta, sendo o momento em que o Planeta Vermelho está mais próximo a nós.

Previsão do tempo

Em São Paulo, o tempo seco finalmente será um ponto positivo: caem as chances de aparecer nuvens no céu na hora do eclipse. A clima também ajuda, já que a temperatura máxima prevista para sexta é de 27˚C e a mínima é de 15˚C.

Observação

Não é necessário equipamentos especiais para acompanhar o eclipse. Esse é tipo que você pode observar a olho nu, basta ter um pouco de paciência. Câmeras e binóculos garantem uma visão privilegiada, caso você resolva assistir de outro lugar. A dica é: procure ambientes com a menor quantidade de luz artificial possível, porque o excesso de lâmpadas pode atrapalhar a visão do fenômeno.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo