Foco

Bernie Sanders assina carta em apoio a Lula

Tasos Katopodis/Getty Images for MoveOn.org

O senador norte-americano Bernie Sanders, pré-candidato à Casa Branca em 2016, assinou uma carta, ao lado de 28 parlamentares do Partido Democrata, em solidariedade a Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

ANÚNCIO

O documento foi revelado pela «Folha de S. Paulo» e afirma que o líder petista é alvo de «acusações não comprovadas» e de um julgamento «altamente questionável e politizado». Além disso, denuncia a «intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil».

Sanders e os outros 28 congressistas, segundo a «Folha», dizem que Lula deve responder em liberdade e que a «luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente de eleições».

Recomendados

A carta também cita o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e diz que há evidências «críveis» do envolvimento de «membros das forças de segurança do Estado» no crime. Os dois casos são tratados como exemplos da «ameaça à democracia» no Brasil.

Lula está preso desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no «caso triplex».

Tags

Últimas Notícias