Foco

Projeto para enterrar 4,2 km de fios na Vila Olímpia ainda não termina neste mês

A prometida mudança na paisagem da Vila Olímpia, na zona sul, com menos postes nas calçadas e sem fios elétricos e de telecomunicações se embolando, vai ficar para depois.

Das 12 vias que a Prefeitura de São Paulo anunciou no ano passado que teriam os cabos enterrados até julho deste ano, dentro do programa Cidade Linda Redes Aéreas, só uma está aparentemente com obras concluídas.

O Metro Jornal percorreu a região na tarde da última quinta-feira e não encontrou postes e fios apenas na avenida Chedid Jafet.

Recomendados

Em todos outros endereços (veja box), a reportagem verificou que postes seguiam instalados e os cabos permaneciam suspensos em pelo menos um lado da via.

Em alguns casos, os fios estavam enroscados uns nos outros e em árvores. Outros cabos estavam frouxos e caídos quase na altura da cabeça de quem passa na calçada.
A reportagem localizou canteiros de obras ativos em toda a região e muitos sinais das intervenções, como passeios e ruas esburacadas e desniveladas, que incomodam motoristas e pedestres. “Já precisei mudar o trajeto porque a calçada ficou intransitável”, reclamou a artista visual Fernanda Vieira, 22 anos.

Na alameda Vicente Pizon, a reportagem conversou com funcionários que confirmaram trabalhar no enterramento dos cabos, mas disseram não saber quando a empreitada vai terminar.
“As obras estão rolando e às vezes as ruas são fechadas, mas duvido que tudo fique pronto até o fim do mês”, afirmou o gerente de lanchonete Gabriel Santos, 22, enquanto observava uma equipe perfurar a rua Tenerife.

Governo não dá novo prazo para conclusão
Questionada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras afirmou que todas as vias previstas no projeto para a Vila Olímpia estão passando por intervenções.

Responsáveis pelas obras, as empresas de energia e telecomunicações estão primeiro trabalhando na infraestrutura, para depois enterrarem os cabos e removerem os postes. A etapa seguinte será a recuperação do asfalto e das calçadas. O projeto prevê o enterramento de 4,2 km de fios e a retirada de 321 postes.

A secretaria não informou, porém, novo prazo para a conclusão dos trabalhos. O Cidade Linda Redes Aéreas também prevê o enterramento dos fios em ruas e avenidas da região central, como mostrou o Metro Jornal em agosto do ano passado, quando o plano foi lançado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos