Poliomielite: o que é, quais são os sintomas e como se prevenir

Por Metro Jornal

A poliomielite é uma doença viral contagiosa, causada por um vírus chamado Poliovírus que se aloja no intestino. Ela ocorre de forma mais recorrente em crianças de quatro anos, mas também é capaz de atingir adultos.

A transmissão acontece com o contato com restos de água, alimentos ou mesmo fezes contaminadas. Pode ser transmitida também através de gotículas expelidas por pessoas doentes – ao falar, tossir ou espirrar.

Não é comum apresentar sintomas, mas quando acontece, a vítima pode sentir febre, dor de garganta, náusea, vômito, prisão de ventre ou dor abdominal. Em casos mais raros, pode haver diarreia.

Contudo, em casos mais graves (cerca de 1% dos infectados), pode acontecer paralisia das pernas, com sequelas permanentes, insuficiência respiratória e até mesmo a morte.

Como não tem um tratamento específico, a melhor forma de se prevenir da poliomielite é a vacina. Ela é distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), já nos primeiros meses de vida. Adultos que não receberam na infância podem ser vacinados.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo