A partir desta segunda, extrato CNIS só pelo Meu INSS ou nas agências

Por Metro Jornal

Nesta segunda-feira o INSS começou a adotar uma nova sistemática para consultas ao extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido como CNIS. O segurado pode obter o extrato pela internet, no site do INSS (Meu INSS), ou fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.

Essa mudança na forma de acesso ao extrato previdenciário (também conhecido como extrato CNIS) e outras certidões que já podem ser obtidas na internet têm como objetivo agilizar o fluxo nas agências, o que resultará na redução do tempo de espera para os segurados que procuram uma agência do INSS para requerer um benefício.

Nos últimos doze meses, foram mais de nove milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de nove milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS. Outros serviços que passarão a ser atendidos somente mediante agendamento são consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta.

Todos estes serviços são acessíveis também pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares). A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 96, na qual foi estabelecido que o Meu INSS é o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS. Contudo, se não conseguir emitir o extrato por este canal, o cidadão poderá agendar atendimento em uma agência

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo