Frio chega para valer e capital paulista deve ter 7º C nesta quarta-feira

Por Marcelo Ruiz

Esperado desde 21 de junho, quando foi aberto oficialmente, o inverno só chegou agora na capital paulista, mas deu as caras para valer. As temperaturas, até então quentes nas últimas três semanas, caíram de uma vez e podem bater os 7ºC nesta quarta-feira.

A responsável pela queda brusca, e gelada, é uma frente fria que chegou do litoral ainda no feriado de segunda-feira e que vai mostrar sua força até o fim da semana.

Nesta terça-feira, a capital já registrou a tarde mais fria do ano, com temperatura média de 14,3ºC, e sensação térmica batendo os 10ºC no começo da noite, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mínima de 7ºC nesta quarta e quinta-feira e máximas que não vão passar dos 20ºC. Na sexta, “esquenta” um pouquinho e a mínima bate os 13ºC. Pelo menos não há previsão de chuva, o que sempre piora quando o assunto é frio (veja ao lado).

“O amanhecer e as madrugadas devem ser os períodos mais gelados, com presença de névoa. A tendência e de que as temperaturas só se elevem no decorrer do dia”, afirmou o meteorologista do Inmet Franco Villela.

Mas não vai parar por aqui. “Essa não é uma massa de ar frio isolada e não será a última deste inverno. Podemos esperar por mais quedas na temperatura, principalmente em agosto”, disse Villela.

Neve na serra

Nevou ontem na região serrana de Santa Catarina, no Sul do país. A forte geada durante a madrugada deixou a paisagem com uma fina camada de gelo ao amanhecer em cidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. O gelo cobriu a vegetação, placas de trânsito e até uma rodovia. A sensação térmica ficou abaixo de zero.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo