Em três semanas, site Reclame Aqui recebeu 3.044 reclamações de consumidores com os termos “Copa” e “Copa do Mundo”. O número, registrado entre 14 junho a 05 de julho de 2018, representa uma alta de 10% em relação à Copa de 2014.
Os três produtos mais reclamados no período foram: TV (41,8%), celular (5%) e camisetas (3,3%). Entre os principais problemas relatados estão o atraso na entrega e produto não recebido (43,2%), mau atendimento (4,8%) e produto com defeito (3,3%). Por categorias, as queixas se concentraram em eletroeletrônicos (28,2%), problemas com atendimento (14%) e editoras (13,4%).
Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui, lembra que geralmente há um grande ciclo de troca de televisores de quatro em quatro anos devido à Copa. “Os cidadãos ficam ansiosos para o grande evento esportivo, colocam muita expectativa e até um alto investimento, como a compra de uma TV, para aproveitar. Portanto, qualquer quebra no fluxo do planejamento gera muita reclamação. Podemos confirmar isso com o aumento de 10% de reclamações em relação ao último Mundial”, diz .
Recomendados
Lotofácil 3083: resultado do sorteio desta sexta-feira (19)
Sem empréstimo, sem enterro! Tio Paulo ainda não foi enterrado porque família alega não ter dinheiro
“Tio Paulo” era um homem simples, sem mulher ou filhos, dizem vizinhos. “Gosta de um biricutico”
Direitos
O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta, segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), informa o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Nesse caso, o consumidor pode exigir entre: o cumprimento forçado da entrega; outro produto equivalente; ou desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.