Foco

Motoristas de ônibus reduzem multas em 31% em SP

Foto: alessandro valle/abcdigipress

Não são apenas os condutores de carros e motos que estão respeitando mais as leis de trânsito na capital – ou pelo menos só levando menos multas. Também os motoristas de ônibus estão reduzindo o número de infrações.

ANÚNCIO

A queda no total de multas nos coletivos foi de 31% em um ano e passou de 15,7 mil, no primeiro trimestre do ano passado, para 10,8 mil no mesmo período neste ano, de acordo com os dados mais atualizados do Painel de Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo.

Em intervalo igual, a redução no número de multas entre os veículos de passeio foi de 24,5% e entre as motocicletas, de 11,5%.

Recomendados

De cada quatro multas levadas pelos motoristas de ônibus, três foram registradas pelos radares (8.192) e uma foi notificada manualmente pelos fiscais de trânsito (2.692) – mesmo percentual entre carros e motos.

O excesso de velocidade é a infração mais comum entre os condutores dos ônibus e representa 40,5% das multas verificadas pelos radares. Entre as infrações manuais, o avanço no farol vermelho lidera, com 28,3%.

Para o SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, a redução está relacionada aos programas de treinamento e de qualificação profissional, que têm conscientizado os motoristas, além do monitoramento eletrônico dos veículos.

Condutor pode ser punido e assume pontos

O motorista flagrado cometendo infração de trânsito não paga do próprio bolso pela multa, mas assume os pontos e pode ser punido, segundo o SPUrbanuss.

Em nota, o sindicato afirmou ao Metro Jornal que “as multas não são descontadas dos motoristas. Entretanto, há aplicação de ações disciplinares previstas na legislação trabalhista, além da identificação do condutor do veículo no Detran para efeito de pontuação.”

A frota do transporte público da capital tem 14,4 mil ônibus e cerca de 33 mil motoristas.  

Tags

Últimas Notícias