Foco

Mulher que escalou Estátua da Liberdade será acusada em corte federal, diz jornal

Danny Owens/via Reuters

Uma moradora de Nova York deve ser acusada oficialmente em um tribunal federal nesta quinta-feira, um dia depois de autoridades dizerem que ela escalou a base da Estátua da Liberdade para protestar contra a política imigratória dos Estados Unidos, reportou a mídia.

ANÚNCIO

Therese Patricia Okoumou, de 45 anos, foi acusada de invasão, conduta desordeira e interferência com a administração governamental e está sendo detida na agência federal de prisões, relatou o jornal Wall Street Journal.

Therese deve comparecer a um tribunal federal para uma audiência de acusação, reportou o jornal.

Recomendados

Na quarta-feira, Therese escalou a base de pedra da Estátua da Liberdade, dando início a um impasse que durou três horas e levou ao esvaziamento do ponto turístico no dia da independência dos Estados Unidos.

Um grupo chamado Rise and Resist disse em publicação no Facebook que Therese fez parte de seu protesto contra a política imigratória do país realizado na base da estátua no feriado do dia 4 julho.

Os manifestantes exibiram uma faixa com os dizeres “Abaixo o ICE”, em referência à Agência de Imigração e Alfândega dos EUA,, cujo tratamento de famílias que entram ilegalmente no país causou divergências recentemente.

O grupo disse estar trabalhando para conseguir um representante legal para Therese.

O ICE está no centro da política suspensa do governo Trump de separar crianças de seus pais quando entravam ilegalmente nos Estados Unidos vindos do México, o que gerou pedidos pelo fechamento da agência.

Ainda na quarta-feira, imagens de televisão mostraram dois agentes com cordas se aproximando lentamente da mulher e a agarrando enquanto ela se segurava em uma lateral da estátua de mais de 91 metros de altura, momentos antes de tentar escalar o manto da estátua sem sucesso.

A mulher foi detida sem incidentes, disse um porta-voz do Serviço Nacional de Parques à Reuters. Sete manifestantes foram presos na ilha mais cedo no mesmo dia, segundo o Serviço Nacional de Parques.

O incidente obrigou o serviço a esvaziar a Ilha da Liberdade em uma tarde de feriado, ocasião em que normalmente milhares de pessoas visitam a estátua história, um símbolo da liberdade norte-americana que está no porto de Nova York desde 1886.

Tags

Últimas Notícias