1 em cada 20 veículos leva 54% das multas

Por Metro Jornal

Mais da metade das multas de trânsito aplicadas no ano passado em veículos registrados na cidade foram recebidas por apenas 5,5% da frota da capital, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Foram 4,7 milhões de multas –ou 54% dos 8,8 de infrações flagradas por veículos paulistanos no ano passado– aplicados em apenas 475 mil veículos.

“Não me surpreende esse resultado, ele tem sido de uma constância muito grande”, disse o engenheiro Luiz Célio Bottura, que já chefiou a Dersa e atuou na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Para Bottura, o dado mostra que não há uma “indústria da multa”. “Pelo contrário, há uma indústria da infração, da impunidade”, afirmou. Na visão do especialista, ao usar o termo “indústria da multa”, os infratores querem “transferir para o governo sua responsabilidade, ao colocar em risco a vida das pessoas”.

Maioria sem multa

A mesma pesquisa da secretaria mostra que quase 70% da frota paulistana não recebeu uma única multa em todo o ano passado. Isso a despeito de haver mais de 790 pontos monitorados por radares na cidade. Quer dizer que, de cada dez veículos registrados na cidade, sete não teve um flagrante em todo 2017.

“O número de pessoas que excede a velocidade e comete infrações de maneira geral é repetitivo e constante”, afirmou Bottura. 

pego na flagra Arte / Metro Jornal
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo