Foco

Bancos têm novas regras para o cheque especial

Desde domingo, 1º de julho, os bancos estão oferecendo aos clientes do cheque especial uma opção de linha de crédito com juros mais baixos. Agora, o saldo devedor acima de R$ 200 pode ser parcelado pelos clientes que tenham utilizado por 30 dias consecutivos 15% ou mais do limite disponível no cheque especial.

A mudança foi anunciada em abril pela Febraban, a federação dos bancos, que definiu novas regras para a modalidade de crédito – uma das mais caras do mercado.

Em maio, o juro do cheque especial chegou a 311,9% ao ano, enquanto a taxa média do crédito livre para as famílias ficou em 39,2% ao ano. Cada instituição definiu como fará a cobrança, mas ela precisará ter juro mais baixo, diz a Febraban.

A expectativa da entidade, com a medida, é de que haja redução das taxas cobradas no cheque especial. Também pelas novas regras, os bancos devem a partir de agora informar ao cliente, de forma clara e distinta nos extratos, o limite de crédito do cheque especial disponível, para que ele não seja confundido com os valores em depósito na conta corrente.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos