Jogo do Brasil: Confira os horários de funcionamento de serviços e comércio

Por Agência Brasil

A seleção brasileira de fubebol enfrenta nesta quarta-feira (27) a Sérvia no último jogo do Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo. O jogo, que vai definir que equipes seguirão para as oitavas do mundial, começa às 15h e vai provocar mudanças nos horários de funcionamento de bancos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e o que fecha em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Brasília

O expediente nos órgãos do governo do Distrito Federal (GDF) será encerrado às 13h. O horário especial será o mesmo dos órgãos do governo federal, que também manterá o funcionamento somente na parte da manhã.

Já o Tribunal de Justiça do DF terá expediente das 8h às 12h30. Os prazos judiciais iniciados ou encerrados amanhã ficam prorrogados para quinta-feira (28).

No comércio, conforme convenção coletiva acordada entre Sindicato dos Empregados do Comércio do DF (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas de shoppings e de rua vão ficar abertas até 14h30, dispensando seus empregados até 17h30. O funcionamento após este período será definido por cada estabelecimento.

O metrô de Brasília funcionará normalmente, em horário de pico, das 6 às 8h45, com 24 trens. No resto da manhã, 15 trens vão circular. No horário de almoço, das 12 às 14h30, serão 20 locomotivas e três reservas. Pela tarde, até 19h45, a operação terá 15 veículos em circulação, mas, a partir das 16h45, três ficarão disponíveis como reservas nos terminais.
Já os ônibus vão circular normalmente pela manhã, com reforço no horário de pico, das 12h30 às 14h30. Após esse horário, o serviço será ofertado de acordo com a demanda.

Rio de Janeiro

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a dispensa dos funcionários do comércio para assistir aos jogos do Brasil será mera liberalidade, porque os dias de jogos da seleção não são considerados feriados.

A concessionária Metrô Rio montou um esquema especial para atender os usuários. Antes do jogo, das 9h às 14h, a concessionária vai antecipar o atendimento de horário de pico, com toda a frota, para facilitar o acesso dos torcedores aos seus destinos. Nos demais horários, a concessionária vai manter o esquema de funcionamento dos trens de dia útil.

Os bondinhos de Santa Teresa vão funcionar em esquema especial. O horário de funcionamento será das 8 às 13 horas. O mesmo ocorrerá com os trens da SuperVia, que terão horário normal até as 11 horas. Após esse horário, os trens dos ramais de Deodoro, Japaeri, Baelford Roxo e Santa Cruz vão funcionar com horários mais espaçados entre as partidas das composições.

As barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara entre a Praça XV e Niterói terão esquema especial. No trajeto entre Niterói e a Praça XV, no horário entre 15 e 17 horas, as barcas vão partir de uma em uma hora. E entre 17 horas e 23h30, as partidas ocorrerão a cada 30 minutos. O mesmo acontcerá nas barcas que sairão da Praça XV.

Já as barcas que fazem o percurso, no sentido contrário,  entre a estação de Charitas, em Niterói e a Praça XV, a grade de horários será normal até as 12 horas. Depois, a operação será retomada às 17h30, com intervalos de uma hora.

Os órgãos da prefeitura da cidade terão expediente das 8h às 13h, nesta quarta-feira e as escolas do município também funcionaram apenas no horário matutino.

São Paulo

Em São Paulo, o expediente do Poupatempo em todas as 72 unidades de atendimento nesta quarta-feira se encerrará às 12h, assim como as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Já as agências dos Correios ficarão abertas até as 14h.

Os hospitais, prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e AMA 24 horas funcionarão o dia todo sem interrupção.  As AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h e vão funcionar normalmente. As AMA/UBS Integradas também funcionarão normalmente, das 7h às 19h.

As AMAs Especialidades, UBS Integrais e as unidades da Rede Hora Certa, assim como os Ambulatórios de Especialidades (AE) e unidades básicas de Saúde (UBS) terão expediente suspenso a partir das 13h.

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente.

As feiras livres, os sacolões e mercados municipais funcionarão normalmente, assim como todos os serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Já as 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) funcionarão até as 13h.

De acordo com a SPTrans, nesta quarta-feira os postos de venda e lojas de rua e atendimento nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente. O funcionamento dos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais será realizado até as 13h.

As linhas de ônibus serão monitoradas em tempo real e a oscilação da frota durante os horários de pico deve se adequar à demanda apresentada. Para mais informações, o cidadão pode consultar a prefeitura ligando 156 ou pelo site do órgão.

A Secretaria Municipal de Educação determinou que cada escola do município defina seu funcionamento. Caso sejam suspensas, as aulas deverão ser repostas em um calendário a ser informado às famílias.

Os parques municipais funcionarão normalmente e o rodízio municipal de veículos também permanecerá normal nesta quarta-feira.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo