Santo André proíbe entrada de idoso pela porta de trás dos ônibus

Por Diego Brito e Vanessa Selicani - Metro Jornal ABC

Passageiros idosos de Santo André, que têm direito à gratuidade, estão proibidos de embarcar pela porta traseira dos ônibus municipais. A medida é adotada após o lançamento do Cartão Prioridade em março deste ano, que permitiu ao público com mais de 65 anos passar pelas catracas. A promessa anterior era que, mesmo com a nova ferramenta, a entrada por trás continuaria liberada.

O Metro Jornal mostrou em reportagem em maio que muitos idosos preferem a porta traseira para evitar as filas nas catracas e por ter mais assentos disponíveis. O novo sistema também é alvo de queixas, já que tornou mais lenta a entrada após a exigência de leitura de digitais.

O uso do Cartão Prioridade, porém, continua facultativo. Ainda é possível realizar embarque apenas mostrando o RG, como acontecia antes, mas agora tendo de entrar pela frente.

A prefeitura afirma que a mudança foi implantada para garantir a segurança dos passageiros, já que muitos ainda se recusavam a usar a porta dianteira. “A SATrans (autarquia que administra o sistema) buscou então encontrar uma solução que garantisse, primeiramente, a segurança dos usuários, mas também garantisse a integridade do sistema de transporte, por meio do combate às fraudes, evasões e usos indevidos”, diz em nota a administração.

A medida ainda precisa ser oficializada por decreto, apesar de já valer nas linhas experimentalmente.

A reportagem esteve ontem na parada de ônibus existente em frente à estação prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Centro. Todos os veículos já contam com placa avisando sobre a proibição. Cobradores têm informado pela janela dos veículos sobre a nova norma aos muitos idosos que ainda tentam entrar pela porta de trás.

Para quem quer adquirir o Cartão Prioridade, ele  pode ser solicitado na sede da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), no Shopping Grand Plaza, que fica na avenida Industrial, 600, bairro Jardim.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo