Casos de conjuntivite acendem luz de alerta no ABC

Por Cadu Proieti - Metro ABC

Aumento no número de casos de conjuntivite tem gerado alerta no ABC e na capital. No entanto, as prefeituras da região asseguram que não há motivos para pânico porque não há epidemia da doença.

A Secretaria de Saúde de São Bernardo informou que o município apresentou elevações na quantidade de infectados, mas que não é considerado surto. O governo municipal diz que, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 7.139 casos em regiões isoladas da cidade. Já no mesmo período do ano passado, foram 5.517 – o aumento é de 29,4%. 

A prefeitura afirmou que tem realizado, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas escolas municipais, orientações sobre a doença e a importância de manter boas práticas de saúde.

A administração municipal de Santo André diz que registra apenas  os casos de surtos, quando são identificados três ou mais casos de alguma doença em um mesmo local ou instituição. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, houve um episódio do tipo no mês passado, em uma Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental) que não teve o nome e o endereço divulgados. Já em 2017, não houve registro de situação semelhante.

Na capital. são 143 surtos com 626 casos até o dia 5 de maio. Em todo o ano passado, foram 101 surtos e 366 casos.

A Prefeitura de São Caetano foi questionada sobre os números da doença na cidade, mas não respondeu até a conclusão desta edição. 

Alarde? Não!

Não há motivo para alarde: especialistas dizem que, em geral, os casos não trazem grandes complicações se forem tratados adequadamente.

Segundo o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, o infectologista Marcos Boulos, o aumento de casos é comum nos meses de frio porque as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados. “É o que facilita o contágio”, explicou à Rádio Bandeirantes.

Mesmo assim, é bom se prevenir. A dica é lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos e procurar um oftamologista em caso de identificação dos sintomas.

arte conjuntivite
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo