Foco

App lista grupos de apoio para dependente químico

Para combater o vício em álcool e drogas, #EuMeImporto aponta locais de reunião para quem procura ajuda

Na luta contra o alcoolismo e a dependência química, grupos de apoio espalhados pelas cidades do ABC ajudam, gratuitamente, pessoas que procuram superar os vícios. Para facilitar o primeiro passo, o aplicativo #EuMeImporto oferece uma plataforma de pesquisa de reuniões para dependentes e familiares.

Leia mais:
A gente vai seguir na luta, diz viúva de Marielle Franco 90 dias depois do crime
Pesquisa mostra 76% favoráveis a medidas que limitam circulação de carros para reduzir poluição

No ABC, são 61 grupos de apoio cadastrados no programa, que está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Em todo o Brasil, são
mais de 5 mil encontros disponíveis, com informações como endereço, horários e telefones para contato.

Recomendados

O aplicativo é gratuito e garante o anonimato pedindo apenas informações de referência, como CEP, o nome de uma rua ou a localização pelo GPS do celular. “Muitos desses grupos possuem pouca divulgação, são praticamente invisíveis. O #EuMeImporto facilita que o dependente encontre ajuda perto de sua casa”, contou o advogado Paulo Leme Filho, fundador da ONG Vai Valer a Pena, que é responsável pelo programa.

Leme Filho é alcoólatra e está há 21 anos sem beber. “Eu fui muito recluso em relação ao meu vício, até perceber que eu tinha conhecimentos e informações que poderiam salvar vidas”, disse.

Sua história foi contada em um livro, publicado no mês passado pela editora Martins Fontes. A obra, que leva o nome de sua organização, foi escrita em parceria com o comentarista do Grupo Bandeirantes Fábio Piperno.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos