Foco

Você sabe o que é um derrame? Ação na estação Brás da CPTM explica

Os passageiros que estiverem na Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), nesta quarta-feira (13), poderão conhecer mais sobre o AVC, também conhecido por «derrame». A ação, das 6h30 às 14h, convidará o público a participar de um jogo interativo chamado “A vida conta – cada minuto faz a diferença”.

A brincadeira funcionará como um teste: um cérebro de 1,60 m de diâmetro mostrará ao público a função de cada área e a sequela deixada pela doença quando é afetada, como fala ou motricidade.

Haverá também um display com informações sobre a doença e as pessoas poderão participar de um jogo, no qual o promotor fará três perguntas sobre os dados que estão nos displays. Uma bexiga, ligada à parte do cérebro em questão, ficará sendo enchida até que a resposta correta seja dada. Caso o participante erre, ou não saiba responder, a bexiga estoura, como se tivesse ocorrido o AVC.  O “jogador” também ganhará um pen drive com as informações da campanha.

Recomendados

O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância do socorro com a máxima urgência para a recuperação da vítima do AVC, principal causa de incapacidade física e mental no mundo e a segunda maior causa de mortes no país. Segundo dados da OMS, um em cada seis indivíduos terá AVC ao longo da vida. Esse mal atinge pessoas de qualquer idade e quanto mais tempo a vítima fica sem socorro, mais graves são as sequelas.

Principais sintomas

  1. A doença é muito silenciosa, mas algumas características podem denunciar que uma pessoa está sendo vítima:
  2. Fraqueza ou formigamento na face;
  3. Braço ou perna, especialmente quando for só de um lado do corpo;
  4. Confusão;
  5. Alteração da fala ou compreensão;
  6. Alteração do equilíbrio;
  7. Tontura;
  8. Alteração no andar;
  9. Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

A ação é promovida pela Rede Brasil AVC – sociedade médica sem fins lucrativos, que foi criada com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, com apoio da CPTM.

Serviço:
“A vida conta – cada minuto faz a diferença”
Local: Espaço Cultural da Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data: quarta-feira, 13/6
Horário: das 6h30 às 14h
Gratuito para usuários

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos