Foco

São Bernardo inaugura 1º corredor de ônibus

Corredor obriga uso de ônibus com portas elevadas do lado esquerdo alessandro valle/abcdigipress

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta quinta-feira o primeiro corredor de ônibus municipal da cidade. O trecho exclusivo para coletivos, que passa pela avenida João Firmino e as ruas Joaquim Nabuco e Frei Gaspar, possui 2,5 quilômetros em cada sentido e faz parte do projeto de mobilidade anunciado em 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT). O plano prevê a construção de mais 10 corredores e três terminais – o do Grande Alvarenga foi inaugurado este ano.

ANÚNCIO

Inicialmente, o corredor orçado em R$ 11,9 milhões estava previsto para ser entregue em 2014, mas as obras só foram iniciadas em 2016. A previsão da prefeitura é que a faixa exclusiva faça com que o passageiro economize até 8 minutos no trajeto depois da adaptação da população. Serão 33 mil moradores beneficiados pelos 49 ônibus que vão fazer 327 viagens diárias nos dois sentidos do corredor, que liga o bairro Assunção ao Centro.

No total, cinco linhas vão passar pelo trecho: 05 (Jardim Laura/Paço), 5B (Parque dos Químicos), 07 (Cooperativa/Paço), 9B (Circular São Pedro/Santo Inácio) e 11 (Orquídeas/Paço). Além da faixa exclusiva, o corredor foi inaugurado com pavimentação especial para coletivos, nova sinalização e ciclovia.

Recomendados

No momento, apenas as linhas municipais vão utilizar o corredor, já que os ônibus precisam ser adaptados com porta do lado esquerdo. De acordo com o prefeito Orlando Morando (PSDB), será aberto diálogo com  a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) para que os coletivos intermunicipais também utilizem o espaço.

“Está planejado, mas eles vão ter que colocar ônibus com a qualidade dos coletivos municipais, porque senão vai prejudicar o nosso sistema. A frota dos intermunicipais é muito velha, não foi renovada”, afirmou.

Promessas

Os 49 ônibus que vão passar pelo corredor foram entregues no ano passado. Desses, 34 são padrão e 15 modelo articulado. Ontem, durante a inauguração, Morando disse que a prefeitura vai disponibilizar mais 50 ônibus adaptados até o final deste ano.

O chefe do Executivo também prometeu que São Bernardo contará com 40 quilômetros de corredores até janeiro de 2019. “Os próximos (a serem entregues) são o Alvarenga e o Vergueiro. Também estão em construção o Galvão Bueno, Humberto Castelo Branco, Vianas e, nos próximos dias, vamos dar ordem de serviço para iniciar o da avenida Rotary”, disse.

Tags

Últimas Notícias