Foco

25% dos homens que fazem sexo com homens têm HIV

Pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde mostra que 24,8% dos homens que fazem sexo com homens na cidade de São Paulo – um a cada quatro – estão infectados pelo vírus HIV, que causa a Aids.

O levantamento foi feito em 11 capitais e em Brasília e mostrou, no grupo todo, 18,4% de homens infectados. Em 2009, estudo semelhante trazia uma taxa de 12,8% nessas pessoas.

“A prevalência na população como um todo é de 0,4%. Este valor [de SP] é 63 vezes maior que na população geral!”, afirmou Lígia Kerr, professora da UFCE (Universidade Federal do Ceará) que coordenou o estudo.

Recomendados

Segundo Américo Nunes, coordenador do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra Aids), os dados da pesquisa só “oficializam o que já era do nosso conhecimento”. “É um indicador que preocupa e que remete a uma maior intensificação das campanhas, que têm que ser mais efetivas, ter nova roupagem para atingirem esse público mais jovem”, afirmou.

Para Lígia Kerr, a falta de campanhas preventivas é um dos fatores que explicam o aumento. “Houve uma redução das medidas preventivas, principalmente por um movimento conservador da bancada que chamamos ‘bala, boi e Bíblia’, que proibiu campanhas, falta de recursos para a sociedade civil, aumento de busca de parceiros via aplicativos e uma medicalização, ou seja, o tratamento vai resolver tudo, levando à banalização da infecção, especialmente pelos jovens.”

O Ministério da Saúde disse em nota que tem várias ações para esse público, como distribuição de preservativos, de profilaxia pré e pós exposição ao risco e testes orais de HIV.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos