Foco

Perigo: Chile é o quinto país com maior atividade vulcânica do mundo

Nas últimas semanas duas atividades vulcânicas causaram preocupações no mundo. Ao menos 25 pessoas morreram com a erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala. Já a erupção do Kilauea, no Havaí, ameaça milhares de moradores.  Porém, outro lugar também tem preocupado as autoridades. Uma atividade vulcânica colocou o Chile em “estado laranja”.

O país da América do Sul é quinto com maior atividade vulcânica do mundo.  Das 17 maiores erupções do século 21, três foram no Chile. O país têm cerca de 100 vulcões, três só na capital Santiago.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) colocou em alerta laranja o estado do Vulcão Nevados de Chillán.  A categoria antecede o estado vermelho (em perigo total).

Recomendados

Só nas últimas semanas de março foram registradas mais de 700 pequenas explosões no local. O alerta signfica que uma erupção pode acontecer a qualquer momento.

Ainda de acordo com o Sernageomi, durante os últimos dias foram percebidos tremores com uma energia sísmica moderada. As atividades estão relacionadas coma ocorrência de explosões que impulsionam a atividade eruptiva.

“O vulcão Nevados de Chillán é monitorado 24 horas por dia”, afirmou o Serviço Nacional. O complexo vulcânico é composto por 17 crateras e está situado na Cordilheira dos Andes.

Os vulcões de Copahue, Lascar e Osorno também estão em alerta amarelo.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos