Foco

Ter um irmão mais novo te torna uma pessoa melhor, diz pesquisa

Irmãos podem até brigar durante a infância e a adolescência, viver entre tapas e beijos, mas a verdade é que essa relação pode torná-los pessoas melhores. Pelo menos é o que afirma um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá,  e publicado no periódicoChild Development.

A pesquisa foi feita com 452 duplas de irmãos, de um ano e meio a quatro anos de idade que foram filmados em casa com suas mães. Além disso ,as famílias também responderam alguns questionários.

A intenção era ficar de olho nas reações das crianças quando um adulto ficava bravo ou chateado. Após analisarem as imagens, os pesquisadores concluíram que «tanto os irmãos mais velhos quanto os mais novos contribuem para a empatia um do outro com o passar do tempo» , disse um dos autores do estudo, Marc Jambon.

Recomendados

Segundo a Revista Galileu, gênero e idade também foram critérios de avaliação e quanto maior a diferença de idade entre os pares, maior a influência de um sobre o outro.

A pesquisa também revelou que o primeiro filho se desenvolve mais rápido por influência do caçula. Isso porque ele vai precisar criar responsabilidades. A princípio, os pesquisadores pensavam que somente o mais novo aprendia com os mais velhos.

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos