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Veja todos os serviços online ou por telefone que o INSS oferece

A partir desta segunda-feira, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Até hoje, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.

Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência. Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular. O sistema oferece um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

A partir desta quinta-feira, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo nas agências (quando o cidadão chega, pega senha e aguarda ser chamado) passarão a ser realizados com dia e horário marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Como funciona A central de serviços Meu INSS (meu.inss.gov.br) é acessível pelo computador ou celular. Basta se cadastrar e obter a senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços exigem a senha.

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