Foco

Alpinistas estabelecem novo recorde no Everest

Um montanhista nepalês escalou o Monte Everest pela 22ª vez, e uma alpinista chegou ao cume da montanha pela nona vez, ambos estabelecendo recordes na montanha mais alta do mundo, disseram autoridades nesta quarta-feira, 16.

A 22ª vez que Ang Kami chegou ao topo da montanha estabeleceu um novo recorde de mais vezes no cume do Everest. O alpinista de 48 anos escalou os 8.850 metros pela rota sudeste, acompanhado de outros 13 alpinistas incluindo seus clientes, disse Gyanendra, do Departamento de Turismo local.

Sua mais recente escalada o levou a superar outros dois xerpas com quem dividia o recorde de mais vezes no cume.
«Ele estabeleceu o novo recorde mundial», disse Mingma Sherpa, presidente da empresa Seven Summit Treks, para a qual Kami trabalha.

Recomendados

Kami já iniciou sua descida e deve chegar ao acampamento base no fim de semana, acrescentou Shrestha à agência de notícias Reuters.

A rota usada por ele para chegar ao cume foi aberta pelo neo-zelandês Edmund Hillary e o xerpa Tenzing Norgay, que se tornaram os primeiros alpinistas a chegaram ao cume, em 1953.

Outro recorde

Também nesta quarta-feira, uma mulher de 44 anos, Lhakpa Sherpa, que mora em Connecticut, nos Estados Unidos, chegou ao cume do Everest pela nona vez, quebrando seu próprio recorde feminino de mais vezes no pico da montanha, disse a empresa de alpinismo do Nepal pela qual ela fez a escalada.

Lhakpa, que escalou pelo lado tibetano da montanha, foi acompanhada por um guia durante a subida, disse RajivShrestha, da Seven Summit Club, empresa que organizou a expedição dela.

A temporada de escaladas vai de março a maio, e centenas de alpinistas estão neste momento no Everest, tentando alcançar o cume da montanha tanto pelo lado nepalês como pelo lado tibetano da montanha.

Os xerpas, uma etnia da região mais montanhosa do Nepal, são reconhecidos por sua resistência e experiência em grandes altitudes, servem como guias para centenas de alpinistas estrangeiros que tentam escalar os picos mais altos do Himalaia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos