Dos 7 postos de saúde fechados em Santo André, 2 não têm obras

US do Parque das Nações e Centro de Especialidades 3 ainda não receberam a reforma proposta pelo programa Qualisaúde

Por Cadu Proieti - Metro Jornal ABC

O prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), disse ao Metro Jornal no começo de abril que todas as sete unidades de saúde fechadas pelo programa Qualisaúde em setembro do ano passado já estariam com obras iniciadas até o fim do mês passado. Porém, ao menos duas delas ainda não possuem sinais de trabalho. São os casos da US  (Unidade de Saúde) Parque das Nações e do Centro de Especialidades 3, que fica na Vila Vitória.

A reportagem percorreu os sete equipamentos na tarde da sexta-feira passada. Nos dois locais citados, os moradores afirmaram que não há movimentação de obras desde que o atendimento à população foi interrompido.

“Me falaram que vão começar a mexer no segundo semestre, mas até agora nada”, afirmou o comerciante Manoel Batista, 68 anos, que vende café em frente ao posto de saúde da Vila Vitória.

Na US Parque das Nações,  há placa que diz: “estamos trabalhando neste local”. Mas os moradores do entorno afirmam que o imóvel está do mesmo jeito desde quando parou de receber pacientes.

A reportagem foi então à praça Chile, que fica a 500 metros de distância e é onde Paulinho disse que a US pode ser realocada. No local funciona um Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e os funcionários do equipamento disseram que  a informação de que a unidade do bairro será transferida para lá já foi ventilada, mas não de forma oficial até o momento pela Secretaria de Saúde.

Na US Humaitá, não havia trabalhadores por volta das 13h de sexta-feira. Os vizinhos da unidade disseram à reportagem que, até então, nenhum trabalho de reforma era visto no local. No entanto, a prefeitura diz que o serviço no equipamento já começou e que o prefeito esteve na unidade também na tarde de sexta-feira para vistoriar os trabalhos.

Imóvel alugado e recurso são os ‘culpados’

A Prefeitura de Santo André informou que as obras de reforma do Centro de Especialidades 3 ainda não foram iniciadas porque as empresas participantes na licitação entraram com recursos, “que precisam ser avaliados” ainda. O governo não deu prazo para início dos trabalhos no local.

Sobre a US Parque das Nações, o município afirmou que o projeto está em fase de definições para implantação da unidade em imóvel público, já que a unidade, antes do fechamento, funcionava em casa alugada.

US Campestre US Campestre abrirá em outro endereço / Cadu Proieti/ Metro

US Campestre deve reabrir em 60 dias

A US Campestre, que funcionava na rua Simão Jorge, não será reaberta no mesmo local. A prefeitura está reformando um imóvel na rua General Canavarro, no número 2.716, onde funcionará o novo posto de saúde básica do bairro. Moradores do entorno disseram à reportagem que a informação na vizinhança é que o atendimento deve ser retomado em até 60 dias.

A informação foi confirmada pelo prefeito Paulinho Serra (PSDB) em entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC”, mas não reafirmada em nota divulgada pela assessoria da prefeitura. O governo diz que todas as reformas do Qualisaúde serão entregues até o fim do ano – antes, havia previsão de inauguração até o fim de janeiro de 2019.   

Segundo a administração municipal, o prédio onde será implantada a US Campestre era um imóvel inutilizado, repassado ao município em função de os antigos proprietários, já falecidos, não possuírem herdeiros.

O Metro Jornal também viu obras em andamento nas USs Bom Pastor e Parque Novo Oratório. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André, não existia movimento de trabalhadores na tarde de sexta-feira, por volta das 14h30, mas vizinhos da unidade dizem que a reforma está em andamento. A prefeitura diz que houve expediente normal com realização de serviços internos e externos na data citada pela reportagem.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo