Foco

Bicicleta é o melhor meio para se deslocar sem estresse em São Paulo

Ciclistas passam menos nervoso no trânsito do que o resto dos paulistanos; ‘magrela’ ainda traz economia para a cidade

Quer passar menos nervoso ao se deslocar em São Paulo? Que tal passar a pedalar por aí? Essa pode ser a solução, de acordo com estudo realizado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), a pedido do Itaú.

A pesquisa, feita com 1,1 mil moradores da cidade em 2017, mostra que entre os ciclistas entrevistados, 38% raramente ou nunca sofrem estresse nos seus deslocamentos. Já entre os paulistanos em geral, o índice cai para 29%.

Perfil do ciclista em São Paulo

Recomendados

  1. 71% usam a bike a mais de três anos
  2. 52% classe C
  3. 39% ensino médio completo
  4. Até 57% passaram a usar a bike para poupar tempo
  5. 2,6 km é o trajeto médio feito pelos ciclistas
  6. 51% usam a mesma bike todos os dias, para o trabalho ou lazer
  7. 78% usam as ciclovias da cidade

Outro dado mostrado pelo estudo é a menor sensação de insegurança sentida por quem utiliza a bike como meio de transporte. Entre essas pessoas, 48% sempre ou quase sempre se sentem inseguros no trânsito. Já na população em geral, o número sobe para 60%.

Por outro lado, o medo de sofrer acidente é sentido sempre ou quase sempre por 45% dos ciclistas, índice maior que os 41% registrados entre os paulistanos no geral.

Benefícios à cidade

O estudo também constatou as vantagens que seriam trazidas à cidade caso as chamadas “viagens pedaláveis” (de até 8 km, feitas entre 6h e 20h por pessoas de até 50 anos), hoje realizadas por carro ou ônibus, fossem feitas usando bicicleta.

Entre os benefícios está uma grande redução nos gastos do SUS (Sistema Único de Saúde). Isso porque, de acordo com estudos já realizados, ciclistas possuem menos risco de sofrerem doenças do sistema circulatório ou diabetes. Com isso, o SUS economizaria R$ 34 milhões com o tratamento de tais enfermidades.

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos