Foco

Dia D de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado; veja quem deve se vacinar

A campanha de vacinação contra a gripe está em sua terceira fase. Neste sábado (12), será realizado o Dia D, quando todos os postos de saúde de São Paulo deverão estar abertos para imunizar a maior quantidade de pacientes possível.

Os seguintes grupos populacionais têm recomendação de receber a dose gratuitamente nos postos de saúde. São eles:

  1. Idosos
  2. Gestantes;
  3. Crianças de seis meses a cinco anos;
  4. Profissionais da área saúde;
  5. Professores;
  6. Povos indígenas;
  7. Mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias;
  8. Pessoas com de doenças crônicas, como diabetes e asma;
  9. Pacientes com baixa imunidade, como em tratamento de câncer;
  10. Funcionários do sistema prisional;
  11. Presos e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A meta da Prefeitura neste ano é imunizar 2.395.236 pessoas até o dia 1º de julho, quando se encerra a campanha. A vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Recomendados

A dose é contraindicada para já teve alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

Fases anteriores

Na primeira fase, a aplicação foi feita em profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos e mais de idade. Desde o dia 2 de maio, foram incluídos nesse grupo crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias.

Já na fase atual, poderão receber a vacina gratuitamente pessoas com doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e professores poderão receber a dose gratuitamente nos postos de saúde.

Profissionais da saúde e educação deverão apresentar holerite ou crachá para receber a vacina. Pessoas com de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos