Pé no chão causa gripe? Veja esse e outros mitos sobre doenças no inverno

Por Metro Jornal

"Vai calçar um chinelo menino, senão você vai ficar gripado". Será que aquela frase típica de mãe, que muita gente leva para a vida adulta, está realmente certa?

"Andar descalço não tem nenhuma relação com gripe", afirma o infectologista Bernardo Almeida, responsável médico da Hi Technologies. As doenças relacionadas ao solo geralmente estão associadas a parasitas do reino animal, como vermes, e não virais, como a gripe.

Leia mais:
Extremo frio? Saiba o que esperar do inverno no Brasil este ano
Game of Thrones: George R. R. Martin adia mais uma vez lançamento de ‘Os Ventos do Inverno”

Geralmente esse tipo de associação se dá por conta da temperatura do chão. Contudo, o frio em si não causa gripe. "É uma correlação indireta. No frio, as pessoas ficam mais próximas, fecham mais janelas, daí entram mais em contato com o vírus. Por isso, doenças infecciosas se difundem mais durante o inverno", explica.

O jeito para se prevenir disso tudo é tomando vitamina C. Certo? Errado! "Não existe nenhuma comprovação científica disso. O que é eficaz é uma alimentação balanceada, evitando o excesso de gordura e açúcar e aumentando o consumo de líquidos. Água, principalmente", reforça.

Outras dicas válidas são manter os ambientes o mais arejado possível, com janelas e portas abertas, e se vacinar sempre contra a gripe.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo