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Castelo Branco, no ABC, terá via alternativa em 90 dias

Após cerca de três anos paradas, as obras da Linha Camargo, no bairro Alves Dias, em São Bernardo, na Grande São Paulo, foram retomadas nesta quinta-feira. A promessa da prefeitura é entregar o novo viário para a cidade em 90 dias. As intervenções foram iniciadas em 2012, durante a gestão Luiz Marinho (PT). A construção conta com a canalização do córrego Camargo, que já está finalizada, e a criação de cerca de 2 km em pistas nas suas margens, trabalho autorizado ontem e que se estenderá até julho. 

Os novos trechos de vias ligam a avenida Oswaldo Fregonesi até as avenidas dos Flamingos e José Odorizzi. A ligação permitirá que os motoristas utilizem a Fregonesi como alternativa a avenida Humberto Castelo Branco, importante via para moradores do bairro Assunção e onde está localizado o Centro Universitário da FEI.

Uma segunda fase da obra, que contará com a canalização e criação de vias em trecho mais próximo à universidade, ainda aguarda financiamento para ser iniciada.

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O secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, explica que com a finalização desta última fase será possível criar um binário entre a Castelo Branco e a Fragonesi. Desta forma, uma das vias funcionaria em um sentido e a outra na direção oposta. “Com isso, mudaríamos também as linhas de ônibus, mas ainda são necessários mais estudos.”

Amador afirma que o trecho que ficará pronto em 90 dias irá auxiliar na redução do fluxo de caminhões nos bairros. “Há muitas transportadoras na região, que utilizam atualmente o viário do bairro e agora terão alternativa para seguir até a Anchieta e a Imigrantes.”

Todo o projeto, orçado inicialmente em R$  27 milhões, tem verba do governo federal, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O prefeito Orlando Morando (PSDB) disse ontem que a obra demorou a ser retomada por conta das negociações com a construtora. “Depois de tanto tempo com os trabalhos parados, a empresa precisava de reajuste. Eles queriam um valor maior e nossa Procuradoria recomendou outro menor, que eles aceitaram no final”, afirmou.
O custo extra foi de aproximadamente R$ 900 mil, de acordo com Morando.

O prefeito disse ter retomado até agora 70% das obras que encontrou paradas quando assumiu, em janeiro de 2017, entre elas o piscinão do Centro e os corredores de ônibus.

Linha será ligada a viaduto

A extensão da avenida Oswaldo Fregonesi pela Linha Camargo se encontrará futuramente com o viaduto Castelo Branco, previsto no projeto do corredor de ônibus Leste-Oeste.

A construção da passagem foi retomada em janeiro pela prefeitura. A previsão é que ela esteja pronta até agosto.

Serão aproximadamente 250 metros de extensão em cada uma das duas pistas (ida e volta) da avenida Humberto de Alencar Castelo Branco com a estrada Samuel Aizemberg e destino à avenida José Odorizzi.

O projeto foi iniciado em julho de 2014 na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), mas as obras pararam em outubro de 2016. A obra tem investimento previsto de R$ 36 milhões.

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