Metrô de São Paulo chega às Bodas de Ouro; confira algumas curiosidades

Por Metro Jornal

Há exatos 50 anos, num 24 de abril, a Companhia do Metropolitano de São Paulo era fundada, no gabinete do então prefeito Faria Lima, com capital social inicial de Cr$ 10 milhões (dez milhões de cruzeiros novos).

Quase oito meses depois, no dia 14 de dezembro, foram iniciadas as obras da primeira linha de Metrô da cidade, a Norte-Sul, hoje chamada de 1-Azul. Meio século depois, o sistema conta com seis linhas em operação –comercial ou assistida– e, 79 estações e 89,7 km de extensão. Até o fim do ano, a promessa é que a malha alcance 100 km. Ainda pouco.

“Para dar conta da demanda, o Metrô de São Paulo precisaria ter 500 km de extensão”, diz o especialista em transportes Sérgio Ejzenberg. O “co-irmão” da Cidade do México, muito citado em comparações, foi inaugurado em 1969 e tem hoje 225 km em 12 linhas e 195 estações.

Mas, mesmo precisando ser maior, a operação é gigantesca: os trens do Metrô paulistano já percorreram, por exemplo, 1.298 vezes a distância entre a Terra e a Lua (veja outros números curiosos ao lado).

Denúncias

O Metrô também foi alvo de investigações judiciais: há acusação de formação de cartel por parte das fornecedoras de trens e de conluio para destinação das obras da linha 5-Lilás. Nesses casos, o governo estadual alega ser vítima das companhias acusadas.  

Festa terá foto em 1º carro, banda e suvenir

A partir das 11h45 de hoje, a Banda dos Seguranças do Metrô e a Orquestra Jovem do Estado farão um show na estação Sé como parte das comemorações.

A réplica de um carro da primeira frota de trens original do Metrô ficará exposta no mezanino da estação Sé. Nele, os usuários poderão tirar fotos como se fossem operadores do antigo trem.

Ainda parte dos festejos, os metroviários vão ganhar novo uniforme. Um bilhete especial comemorativo da data será vendido nas máquinas. E haverá o lançamento de uma loja com produtos licenciados do Metrô.

metro
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo