Trajeto mais barato para o aeroporto de Guarulhos pode levar 2 horas

Por Ana Paula Ribeiro - Especial para o Metro

O Metro Jornal foi conhecer a mais nova – e mais barata – opção dos paulistanos para chegar ao aeroporto de Guarulhos: a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), inaugurada em 31 de março.
Com uma mala, a reportagem fez o trajeto entre a estação Paulista, da linha 4-Amarela, e o terminal 3 do aeroporto. O percurso, iniciado às 10h25 do dia 15, levou 2 horas e 10 minutos.

A baldeação entre as linhas 4-Amarela e 3-Vermelha, pela estação República, ocorreu sem problemas. A chegada à linha 12-Safira da CPTM, no entanto, foi complicada. As escadas rolantes que levam à plataforma sentido Calmon Viana estavam desligadas, o que obrigou a descer escadas fixas carregando a mala.

Já na plataforma, foi preciso esperar 21 minutos até a chegada do trem, que faz conexão com a linha 13-Jade, e outros 22 para percorrer duas estações. A linha está operando em velocidade reduzida devido às obras.

Por fim, na estação Engenheiro Goulart, da nova linha, foi encontrado o maior espaço entre trem e plataforma: o vão tem cerca de 30 cm – justo onde passageiros necessariamente passarão com malas.

Questionada, a CPTM disse que “as estações da Linha 13 foram construídas em concordância com o projeto dos novos trens” e que “está estudando medidas para melhorar a acessibilidade”.

A saída da estação para chegar ao ônibus que leva ao aeroporto – gratuito – foi tranquila. Mas entrar no traslado pode ser trabalhoso: o veículo não oferece bagageiro nem auxílio para carregar as malas. Segundo a assessoria do aeroporto, tal serviço nunca foi prometido.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo