Foco

Quem deve se vacinar contra a gripe? Campanha nacional começa dia 23

A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e deverá imunizar 54 milhões de pessoas até 1º de junho. O Dia D, quando há maior mobilização, está marcado para 12 de maio.

Alguns grupos populacionais têm recomendação de receber a dose gratuitamente nos postos de saúde. São eles:

  1. Idosos;
  2. Gestantes;
  3. Crianças de seis meses a cinco anos;
  4. Profissionais da área saúde;
  5. Professores;
  6. Povos indígenas;
  7. Mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias.

A vacina protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B) e também está disponível na rede privada de hospitais. Apesar do público-alvo ser o citado acima, toda a população pode se imunizar. O objetivo da campanha é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno.

Recomendados

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O vírus usado na vacina é “inativado” — ou seja, ao contrário do que diz a crença popular, a dose não pode provocar gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

Pessoas alérgicas a ovo devem receber orientações de um médico antes de tomar a vacina. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores.

Outras medidas também contribuem para não a não propagação do vírus, como lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos