Foco

Santo André recua e promete reabrir UPA da perimetral

Prefeitura pensou em fazer Unidade de Saúde da Família em prédio na perimetral, mas não recebeu aval

Unidade fica na parte alta da perimetral, mas tem entrada pela rua Agenor de Camargo Alessandro Valle/ ABCDigipress

A Prefeitura de Santo André recuou de uma posição anunciada no início da gestão de Paulinho Serra (PSDB) e promete reabrir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, que fica na parte de cima da perimetral e foi desativada em maio de 2016 pela gestão anterior.

ANÚNCIO

No começo do ano passado, o governo anunciou que o equipamento, até então da rede de urgência e emergência, seria transformado em USF (Unidade de Saúde da Família), neste caso da atenção básica. No entanto, a alternativa foi descartada  na época pelo Ministério da Saúde, que apontou possível ilegalidade caso houvesse mudança do objeto (perfil de atendimento) do projeto.

O descumprimento da diretriz do governo federal implicaria na devolução do recurso utilizado para construção da unidade, que foi feita ainda no governo Aidan Ravin (PSB).

Recomendados

Com a possível reabertura, a unidade não só auxiliará a todos os equipamentos da rede municipal de saúde, segundo a prefeitura, como especialmente o CHM (Centro Hospitalar Municipal), praticamente vizinho à unidade fechada desde 2016.

A ideia do governo é fazer da UPA Centro retaguarda do hospital, a fim de desafogar parte do atendimento do pronto-socorro do complexo hospitalar, de acordo com médicos ouvidos pela reportagem. A informação foi confirmada pelo prefeito.

Quando a unidade foi fechada pela gestão Carlos Grana (PT), a justificativa para a desativação foi que a reabertura da UPA Central (antigo PS Central), após reforma e ampliação, absorveria o atendimento, já que ficava nas proximidades e faria o mesmo tipo de serviço. O governo petista chegou a propor oferecer atendimento de especialidades no local, o que não saiu do papel.


A espera do ministério

Em nota, a administração municipal informou que a “UPA Centro será reformada e entregue à população com o padrão Qualisaúde”. Neste momento, a prefeitura disse aguardar o posicionamento do Ministério da Saúde quanto ao pedido de recredenciamento do equipamento.

Quanto à retomada dos serviços no local, o governo disse que “somente após a resposta do órgão federal é que será possível estimar o prazo para que o espaço volte a funcionar “.

O Ministério da Saúde informou que a Secretaria de Saúde de Santo André enviou, em janeiro deste ano, ofício solicitando o cancelamento do pedido de descredenciamento e pedindo para permanecer com o serviço da UPA Centro.  

Unidade sofre vandalismo

Fechada há quase dois anos, a UPA Centro sofre com vandalismo, como pichações e danos em portas e janelas. O prédio não é vigiado por seguranças, o que facilita ações ilegais no local.

A prefeitura informou que a GCM (Guarda Civil Municipal) realiza rondas setorizadas no bairro, com viaturas da Romo (Rondas Ostensivas com Motocicleta) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais).

“Se constatado algum ilícito criminal, a corporação conduzirá os envolvidos para a delegacia da área onde a autoridade de plantão tomará as providências cabíveis”, afirmou a administração municipal em nota.

Capacidade

Quando estava em funcionamento, o equipamento de saúde tinha capacidade para realizar cerca de 300 atendimentos de urgência e emergência por dia. 

Tags

Últimas Notícias