Foco

‘Maratona de inaugurações’ em SP tem abertura da estação Moema do Metrô

Na “maratona de inaugurações” de sua última semana como governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) vai abrir nesta quinta-feira uma das estações de Metrô mais emblemáticas da linha 5-Lilás: a Moema, que deveria ter sido entregue em 2014, segundo promessa dele próprio quando, em 2010, concorria ao governo do Estado.

É o segundo dia seguido em que Alckmin vai abrir paradas de Metrô na semana em que vai deixar o cargo para concorrer à Presidência. E, sexta, ele deve cortar a fita de novos pontos da linha 15-Prata do Monotrilho – que nesta quinta estará fechada o dia todo para testes exatamente visando essa cerimônia.

A previsão de inauguração da Moema, localizada no meio do bairro cujo nome empresta, foi sendo prorrogada sucessivamente. Depois da promessa para 2014, ela foi prevista para 2015, 2017 e, por fim, neste ano, ela apareceu na meta de aberturas de fevereiro e, depois, de março.

Recomendados

Em setembro do ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos explicou alguns fatores que influíram nos atrasos. Um deles foi a preservação de peças de interesse histórico encontrados durante a escavação, como antigos trilhos do bonde que ligava a região de Santo Amaro à Sé e outros indícios de ocupações históricas. Diante da descoberta, foi contratada empresa para o resgate arqueológico das peças.

No caso da própria estação a ser aberta hoje, a pasta informou que houve necessidade de reforço na estrutura para a proteção da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Moema.

‘Desligada’

A parada começa a funcionar ainda sem ligação com as demais linhas de Metrô. A conexão será feita nas estações Santa Cruz (com a 1-Azul) e Chácara Klabin (2-Verde). A inauguração desses dois pontos estava prevista para este mês, mas entrou no planejamento para o próximo, junto com AACD-Servidor e Hospital São Paulo.

Por ora, a linha 5-Lilás se interliga à rede de trilhos somente com a 9-Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A estação Moema vai funcionar nos primeiros dias das 10h às 15h e terá entrada gratuita.

Linha paulista compete em ‘mundial’ de mapas

Numa divertida “Copa do Mundo” dos mapas de linhas de metrô de 32 cidades promovida pelo site Transit Maps, São Paulo entra em “campo” contra a capital dos EUA, Washington D.C. A disputa acontece no Twitter, no perfil @transitmap, por votação de internautas.

As cidades “classificadas” para esse torneio são de Ásia, Américas e Europa. A votação é simples: basta clicar no botão relativo à cidade. Ao lado do nome de cada uma, vem o link para o mapa de sua rede. Cada jogo fica 24 horas no ar.

A disputa é em sistema de mata-mata e, a cada embate, a cidade vencedora passa para a fase seguinte. Se o mapa da rede paulistana tiver mais votos do que o de Washington, ele passa para a próxima fase, quartas de final, em que vai cruzar com o vencedor do embate entre Seul e Buenos Aires. Pode dar um clássico sul-americano aí!  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos