Foco

Veja o que abre e fecha no feriado em São Paulo

As chuvas fortes e alagamentos dos últimos dias em São Paulo devem dar uma trégua no começo do descanso da Semana Santa, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na quinta e sexta-feira, os dias serão quentes, com máximas próximas de 30ºC, e menor possibilidade de chuva.

Para quem for ficar na capital e quiser fazer passeios ao ar livre, a dica é aproveitar até sábado e antes do fim da tarde, quando pode voltar a chover. No interior e no litoral norte, os dias serão quentes e a receita para passear é a mesma.  Apenas no litoral sul os dias serão mais nublados, mas ainda com alguns períodos de sol.

O Domingo de Páscoa terá “cara de verão”, de acordo com o Inmet, com pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado.

Recomendados

Trânsito nas estradas

Os motoristas que forem pegar a estrada para aproveitar o feriado em outras cidades devem ter atenção para os horários de maior fluxo de carros. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estima que 1,8 milhão de veículos deve sair da capital.

Tanto para quem for em direção ao litoral quanto para quem for para o interior, a maior quantidade de carros será a partir da tarde desta quinta, por volta das 15h, até a noite. Na sexta, começa mais cedo, perto das 8h e vai até a hora do almoço, entre 13h e 14h.

Para voltar para São Paulo, a recomendação é evitar todas as estradas entre 11h e 23h de domingo.  

Sexta-feira sem rodízio e Minhocão aberto

Em razão do feriado, o rodízio de veículos estará suspenso nesta sexta-feira, voltando a operar na segunda-feira. As zonas de restrição aos caminhões e fretados também estarão liberadas. A Zona Azul irá operar normalmente. As ciclofaixas de lazer serão ativadas amanhã e no domingo, das 7h às 16h. Além disso, a avenida Paulista será fechada para carros nos dois dias, das 10h às 18h. E os paulistanos também poderão aproveitar para passear no Minhocão, que estará fechado para carros de amanhã até domingo.  

Como se define o dia da Páscoa?

O coordenador do curso de Teologia da PUC-SP, João Cláudio Rufino, explica que a Páscoa é celebrada no primeiro domingo que vem depois da primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte –ou de outono no Hemisfério Sul.

O formato foi  definido pela Igreja Católica no período medieval e é mantido até hoje.  

Missas na Sé celebram a data

Na Catedral da Sé, no centro, as celebrações da Semana Santa começaram no último domingo – Domingo de Ramos – e continuam até o próximo, o Domingo de Páscoa. Nesta quinta-feira, das 7h às 8h, será feita a missa da Instituição da Eucaristia e o Lava-Pés.

Na Sexta-Feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor será das 15h às 16h. Pouco depois, às 17h30, começa a procissão que recorda o sepultamento de Jesus, seguido pelo Sermão das Sete Palavras.

No sábado de Aleluia, às 9h, será feito o ofício da sepultura de Jesus e, às 19h, a Solene Vigília Pascal, missa que será presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

A Celebração Eucarística do Domingo de Páscoa começa às 11h e terá participação da orquestra filarmônica do Senai e Capela Musical da Catedral da Sé. As celebrações  da Semana Santa terminam às 16h30. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos