Foco

São Caetano amplia ‘bico oficial’ da Polícia Militar na cidade

Alessandro Valle/ABCDigipress

São Caetano vai dobrar o efetivo da Atividade Delegada no município, também conhecida como “bico oficial”. A partir desta quarta-feira (28), o programa passará de 16 para 32 homens a mais por dia nas ruas. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) assinou retomada do convênio com a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) na última terça-feira. Segundo ele, o acordo e a operação não vigoravam há nove meses.

ANÚNCIO

O projeto permite que os policiais do batalhão da cidade possam trabalhar durante as folgas, dobrando o número do efetivo nas ruas. Além dos dias normais de serviço, os agentes terão a opção de trabalhar 10 dias a mais por mês, com limite de oito horas diárias. Cada policial vai ganhar cerca de R$ 160 por dia, de acordo com a secretária municipal de Segurança, Elaine Maria Biasoli.

Auricchio afirmou que o convênio vai ajudar na integração entre as forças de segurança do Estado e do município. “O policial deixa de realizar o ‘bico’ em dias de folga para trabalhar dentro de uma atividade oficial”, disse o prefeito. “Vamos adotar uma estratégia conjunta entre a Polícia Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal). A operação também está agregada às outras iniciativas, como o Detecta (sistema de monitoramento por câmeras)”, completou.

No ABC, São Caetano é a única cidade do ABC a trabalhar com a Operação Delegada do Estado. Em Santo André, por exemplo, existe plano semelhante, mas voltado à GCM.

Tags

Últimas Notícias