Foco

Kit com cenoura dado em escolas no Rio gera polêmica e custa 10 vezes mais

Ouvinte/BandNews Rio

Depois da distribuição dos kits Páscoa contendo cenouras para crianças de escolas de Duque de Caxias, os funcionários responsáveis pela compra podem ser demitidos e ter que devolver os valores gastos aos cofres públicos.

ANÚNCIO

Com o erro a prefeitura gastou 10 vezes mais no valor da compra. Ao invés de serem solicitados 2 mil e 300 quilos de cenoura foram comprados 23 mil quilos.

Com isso, a cobrança que deveria ser de 7 mil 400 reais custou aos cofres públicos mais de 74 mil reais. A Prefeitura culpou os servidores pela ação inusitada e abriu uma sindicância para apurar a irregularidade.

Recomendados

Desde a última semana, os alunos passaram a receber o kit composto por 3 cenouras médias e uma receita de bolo. A ação seria para combater o desperdício do alimento que foi encomendado em quantidade superior ao necessário.

Para que as cenouras não fossem descartadas, a secretaria de educação elaborou o projeto «pasta com alimentação saudável». Sem receber o pagamento do décimo terceiro salário, a professora de uma das escolas, que preferiu não se identificar, se negou a entregar o kit para os alunos.

Na escola Álvaro Alberto, no centro de Caxias, foram enviados mais de 80 quilos de cenoura para a merenda de 400 crianças.

A direção da unidade não aceitou o número excedente do alimento, ficando apenas com 25 quilos, o que ainda é muito para a quantidade de alunos, segundo o relato de uma mãe, que não quis gravar entrevista.

O projetista Sandro Baensi ficou indignado com o recebimento do Kit na escola da sobrinha.

A Prefeitura de Duque de Caxias justificou que tanto a compra em quantidade desnecessária quanto a decisão pela distribuição de cenouras entre os estudantes da rede municipal de ensino aconteceram sem o conhecimento do prefeito Washington Reis.

Tags

Últimas Notícias