Planeje sua carreira! Veja como definir objetivos e traçar planos

Por Carolina Santos

Mais do que sorte, o sucesso na vida profissional depende do bom gerenciamento da carreira. E fazer um planejamento estratégico é fundamental para quem acaba de se formar. “Um bom plano deverá levar em consideração no mínimo cinco anos e, se possível, até 10 anos à frente”, diz André Ribeiro, Consultor de Carreira da Produtive. E o autoconhecimento deve ser visto como a primeira etapa desse processo.

Ao começar a planejar, é importante analisar onde se quer chegar e também definir quais passos serão dados no curto e médio prazos.

Segundo Rodrigo Collino, coach na Sociedade Brasileira de Coaching, o plano de carreira deve ser submetido a reavaliações periódicas a fim de validar ações, objetivos e perspectivas de mercado, permitindo assim que o indivíduo faça os ajustes necessários para alcançar a ascensão profissional. “É sempre bom ter um “plano B”, diz o especialista.

Após traçar os cenários de carreira, faça uma organização do tempo que você dedicará para fortalecer seus pilares de empregabilidade. Veja isso como um projeto, com cronogramas, custos e etapas a serem cumpridos.

Na hora de por tudo no papel é importante ter o foco na realidade e analisar sua capacidade para colocar este planejamento em andamento. Investir em especializações e cursos de idiomas são imprescindíveis para conseguir boas oportunidades.

Segundo especialistas, a carreira precisa ser pensada como parte de um plano de vida. Ou seja, nada de deixar de lado sonhos e aspirações de caráter pessoal. “Toda escolha implica em uma renúncia, por isso a importância de estratégias de carreira bem estruturadas e alinhadas aos sonhos e valores de vida do indivíduo. Desta forma, será possível minimizar as perdas e potencializar os ganhos”, conclui Collino.  

PLANO FINANCEIRO

Um planejamento financeiro bem estruturado é essencial para alavancar a carreira. Em muitos casos, além do tempo para os estudos, é preciso investimento financeiro e, neste caso, se os recursos forem bem direcionados, podem, consequentemente, proporcionar uma remuneração mais satisfatória. O plano para a carreira também deve incluir gastos extras, aquisição de livros, treinamentos adicionais e até mesmo uma roupa nova para usar durante uma entrevista quando surgir uma boa oportunidade.

Conheça e Fuja dos 5 principais erros ao planejar a sua carreira

1. Seguir uma carreira imposta pelos pais, sem antes investir em autoconhecimento

2. Seguir carreias da "moda” que não estejam alinhadas aos seus valores ou propósito de vida

3. Pedir demissão de um emprego sem ter planejado os próximos passos

4. Empreender sem preparar-se mentalmente e emocionalmente para as peculiaridades desta área

5.Não ter autoconfiança faz com que muitos optem por profissões que julgam mais fáceis ou menos exigentes

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo