São Bernardo terá serviço de transporte coletivo por app

Parceria inédita no ABC será celebrada com a SBCTrans, concessionária que opera na cidade

Por Metro Jornal ABC

A partir de 28 de maio, o  passageiro de  transporte coletivo de São Bernardo terá à disposição aplicativo, chamado UBus, para chamar vans, de modelos mais simples a sofisticadas (com wi-fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e até água), que rodarão pela cidade por trajetos específicos. O serviço, que será piloto no município e é  inédito no ABC, será realizado em parceria com a SBCTrans, concessionária que opera as linhas municipais de ônibus.

Após baixar o aplicativo, pelo smartphone, o usuário define seu trajeto (partida  e  destino), reserva o assento e escolhe a melhor rota. O pagamento é feito com cartão de crédito ou débito e dá acesso ao ticket de embarque.

Mesmo com o trajeto preestabelecido, os veículos não têm pontos específicos de parada. Neste caso, o passageiro  poderá embarcar em qualquer local dentro do seu percurso, segundo Rodney Freitas, diretor executivo do UBus e idealizador do projeto.

O objetivo, segundo a empresa, é oferecer melhor comodidade e segurança ao passageiro, além de dar agilidade com a nova  plataforma inédita no transporte coletivo, segundo Freitas. A princípio, o município receberá quatro vans, que atuarão em duas linhas, que ainda não foram divulgadas.

A diretora-executiva da SBCTrans, Milena Braga Romano, afirmou que o transporte coletivo no município ganhará mais agilidade, principalmente porque os veículos poderão circular nos corredores e terminais de ônibus. “É um diferencial importante, sem dúvida, além de nova opção de transporte para esse novo perfil de cliente”, disse. 

Fora as quatro vans iniciais – cada veículo tem capacidade para até 13 passageiros -, Milena adiantou  que a concessionária terá também um micro-ônibus com o serviço do aplicativo – a acomodação é de 18 a 23 pessoas, a depender do modelo. O valor  tarifa ainda não está definido, segundo a executiva.

O sistema está em fase de operação assistida (teste) na cidade, de acordo com a Prefeitura de São Bernardo.

Ônibus estão perdendo passageiros

Diretora executiva da SBCTrans, Milena Braga Romano, afirmou que, nos últimos anos, o número de passageiros no transporte público coletivo vem caindo com a chegada dos aplicativos, como Uber, Cabify e 99,  com preços mais em conta ao bolso do consumidor, aliados à chamada carona compartilhada.

“Por isso a necessidade de nos adequarmos a nova realidade, inclusive  com a introdução do aplicativo no transporte coletivo”, apontou Milena, ao justificar a parceria com o UBus. 

A afirmação dela reforça reportagem do Metro Jornal do último dia 8, que apontou a redução de 10,4% no número de passageiros de ônibus municipais no ano passado no ABC, na comparação entre 2013 e 2017. Santo André amarga a maior queda: 17%.

A queda no uso acompanha também a estagnação da frota, o aumento da idade média dos veículos e tarifas mais caras nas cidades da região.

São Bernardo tem os ônibus mais velhos, apesar de ações recentes para renovar a frota. A idade média dos veículos é de 6 anos e se manteve desde 2013. Em São Caetano é 5,92 e Santo André, 5,25 anos.

Porém, especialistas apontam que ainda é cedo dizer que a queda no uso dos ônibus é resultado da chegada de aplicativos de transportes.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo