Foco

Hospital das Clínicas de SP procura pacientes de AVC para pesquisas

O HC (Hospital das Clínicas de São Paulo) está procurando pessoas que tiveram AVC (acidente vascular cerebral) e sequelas em um dos braços para participar de duas pesquisas.

Leia mais:
Hospital das Clínicas de SP procura voluntários para estudar o TOC
Comer rápido pode aumentar o risco de AVC e doenças cardíacas

Uma delas vai avaliar os efeitos do tratamento com fisioterapia e estimulação cerebral e de nervos periféricos para reabilitação. O perfil procurado é de pessoas maiores de 18 anos, com fraqueza em uma das mãos. Serão recebidos 40 pacientes. A pesquisa terá duração de um mês, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), com duração de 3h. Ela é contraindicada para pessoas com doenças de Parkinson ou Alzheimer e limitação total na mão.

Recomendados

Já a outra pesquisa quer analisar a reabilitação através de terapia robótica e estimulação transcraniana por corrente contínua. Nesta, o perfil buscado é de pessoas entre 18 e 80 anos, que sofreram derrame cerebral recentemente (até nove semanas) e com fraqueza em um dos braços. Quem fez cirurgia na cabeça não pode participar da pesquisa.

“Das oito vagas oferecidas para a [segunda] pesquisa, somente duas foram preenchidas. A principal dificuldade para fechar o grupo é encontrar paciente com AVC na fase precoce”, explica a neurologista Adriana Conforto, responsável pelo Grupo de Doenças Cérebro-Vasculares e pelo Laboratório de Neuroestimulação do HC.

Para participar de ambas as pesquisas, o paciente deve apresentar uma tomografia computadorizada ou uma ressonância que comprove a doença. O paciente também precisam estar com capacidade de se comunicar. Os interessados podem enviar um email para projetorots@gmail.com ou ligar para (11) 2661-7955 e agendar uma avaliação inicial. Os voluntários residentes na capital paulista receberão ajuda de custo para transporte.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos