Foco

Professora que fala 35 idiomas vence ‘Nobel da Educação’

A professora de artes britânica Andrea Zafirakou foi eleita no domingo (18) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a melhor educadora do mundo na edição 2018 do «Global Education & Skills Forum», considerado o «Nobel da Educação». Zafirakou foi premiada com US$ 1 milhão na cerimônia organizada pela Varkey Foudation – organização sem fins lucrativos criada para promover a educação.

Ela superou outros noves concorrentes, dentre eles, o brasileiro Diego Mahfouz Faria Lima, de São José do Rio Preto, por seus esforços para promover a integração educacional se destacando não só dentro da sala de aula, mas fora dela.

Zafirakou ensina na Alperton Community, escola de ensino médio no distrito de Brent, em Londres. O local é um dos lugares com etnias diversas e cerca de 35 idiomas são falados na escola. A professora, inclusive, sabe dizer «bom dia» em todas as línguas – entre elas, hindi, árabe e português.

Recomendados

Segundo Zafirakou, o cumprimento é a maneira mais simples de fazer com que seus alunos se sintam parte da comunidade escolar.

Além disso, dentre suas atividades de destaque está a inserção de aulas de música e esportes na rotina dos estudantes. O objetivo é mantê-los longe do tráfico que domina a região. O evento, apresentado pelo comediante sul-africano Trevor Noah, também contou com a participação do piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, do presidente da Argentina, Mauricio Macri, além da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos