Foco

Em resposta à sanção do Reino Unido em caso de envenenamento, Rússia decide expulsar 23 diplomatas britânicos

Depois de ter sido acusado pelo Reino Unido como mandante do crime, Rússia fechará também British Council no país.

Como resposta à decisão do Reino Unido de expulsar 23 diplomatas russos do país nesta semana, a Rússia decidiu expulsar a mesma quantidade de diplomatas britânicos de Moscou.

ANÚNCIO

A tensão entre os dois países se deu após o envenenamento de um ex-espião russo e sua filha que vivem no Reino Unido. A premiê Theresa May acusa o governo de Vladmir Putin de participação no episódio. A Rússia nega.

  1. Reino Unido decide expulsar 23 diplomatas da Rússia após tentativa de assassinato de ex-espião russo

Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Rússia, os diplomatas da Embaixada britânica no país devem ser expulsos em uma semana, mesmo prazo que foi dado aos diplomatas russos no Reino Unido. A pasta também informou que fechará o British Council (conselho britânico) na Rússia, instituição que promove laços culturais entre as nações, e o Consulado britânico em São Petesburgo.

Recomendados

A primeira-ministra britânica Theresa May afirmou que o Reino Unido havia «antecipado uma resposta do tipo» por parte Rússia. Ela disse que o governo deliberaria sobe os próximos passos a serem tomados «nos próximos dias, ao lado de nossos aliados e parceiros». «Nunca vamos tolerar a ameaça à vida de cidadãos britânicos e outros em território britânico por parte do governo russo.»

O ex-espião russo Sergei Skripal, 66, e sua filha Yulia Skripal, 33, permanecem internados em estado grave após terem sido encontrados inconscientes em um banco em Salisbury, cidade no sul da Inglaterra onde viviam havia oito anos.

O governo britânico diz que eles foram envenenados com um gás neurotóxico desenvolvido pela Rússia chamado Novichok. May disse acreditar que Moscou era «culpado».

 Sergei Skripal e filha Yulia
Sergei Skripal, 66, e sua filha Yulia, 33, estão em condição crítica no hospital | EPA/ Yulia Skripal/Facebook

A decisão deste sábado, 17, acontece às vésperas de eleições na Rússia, neste domingo. Segundo previsões eleitorais, Putin deverá ser reeleito para a Presidência.

O Ministério de Relações Exteriores russo disse que, com a decisão deste sábado, estava respondendo aos «atos provocativos» do Reino Unido e «acusações infundadas» de que a Rússia estaria por trás do envenenamento.

O embaixador britânico na Rússia, Laurie Bristow, foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores para receber as respostas da Rússia às sanções do Reino Unido. Depois da reunião, Bristow afirmou que o Reino Unido não tinha «brigas com o povo russo» e que «sempre fará o que for necessário para nos defender».

O chanceler britânico Boris Johnson disse na sexta que era «extremamente provável» que Putin tivesse ordenado, pessoalmente, o envenenamento. Em resposta, o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que as acusações eram «chocantes e imperdoáveis».

Tags

Últimas Notícias