Foco

Acabou de se aposentar pelo INSS? Veja 5 direitos que precisa conhecer

Um dos direitos mais conhecidos por quem está prestes a se aposentar são os descontos em ingressos e viagens. Mas saiba que ele não é o único! Os trabalhadores também tem prioridade na restituição do Imposto de Renda e muitas outras garantias.

O advogado e especialista em Previdência Dr. Átila Abella fez uma lista de cinco direitos de quem recebe aposentadoria que você provavelmente não sabia. Confira:

Leia também:
Tem mais de 60 anos e quer viajar de graça? Saiba como
Santo André registra longas filas para novo cadastro de transporte para idosos

Recomendados

1) Saque do Fundo de Garantia:

O trabalhador aposentado pode sacar todo o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sem risco de perda de direitos e cobrança de multas caso ele venha a ser demitido sem justa causa no futuro. A lei também possibilita o saque dos novos depósitos mês a mês, desde que ele continue trabalhando na mesma empresa. Ao trocar de emprego, o saque só será liberado quando o contrato for encerrado.

2) Manutenção do plano de saúde

O aposentado tem direito a continuar a usufruir do convênio. O benefício é garantido para aqueles que contribuíam parcialmente com o pagamento mensal do seu plano de saúde.

3) Prioridade na restituição do Imposto de Renda

Contribuintes com 60 anos ou mais têm o direito a receber antes a restituição do Imposto de Renda. Além disso, aqueles que caírem na «malha fina» também têm prioridade na correção de falhas na declaração.

4) Viagens gratuitas em ônibus interestaduais

Não é somente nos ônibus e metrô que os aposentados têm direito à gratuidade. Ônibus interestaduais também oferecem cotas gratuitas para atendê-los. Basta solicitar diretamente nas próprias companhias. Saiba como.

5) Descontos em ingressos

Assim como os estudantes, aposentados acima de 60 anos também pagam meia-entrada em ingressos para shows, espetáculos, museus e parques. Para saber como obter o benefício, basta consultar o regulamento das empresas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos