Foco

Vai fazer compras pela internet? Confira 5 dicas para chegar no melhor preço

Comprar pela internet oferece muitas vantagens: descontos, comodidade, variedade… Ainda assim, é preciso ficar alerta, já que a plataforma online pode trazer alguns riscos para os desatentos.

Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia do Consumidor e, por isso, muitas lojas aproveitam para divulgar promoções, quase como uma Black Friday fora de época. A previsão é que as mais de 500 lojas virtuais participantes ofereçam descontos de até 60% de desconto.

«O Dia do Consumidor era uma data que há três anos passava praticamente despercebida pelo calendário do varejo. Mas para a surpresa do mercado, o evento tem crescido: mesmo com a crise econômica do país, em suas últimas edições, a ocasião alcançou um crescimento anual de 15% a 18%», afirma Cesar Zuntini, chefe de conteúdo do site Cuponomia.

Recomendados

Veja algumas dicas para evitar dor de cabeça:

1. Compare os preços

Uma grande aliada de toda pessoa que vá fazer compras é a paciência. Isso porque é preciso calma para não pagar caro em um produto que pode estar mais barato em outra loja. Na busca pelo melhor preço, alguns sites podem ajudar. O Google Shopping, o Zoom e o Buscapé são alguns dos que podem agilizar esse processo. Em casos de voos e pacotes de viagem, vale buscar por páginas como o Google Voos, Decolar, Melhores Destinos ou Skyscanner.

2. Use cupons de descontos

Os cupons de descontos são ótimos para quem quer economizar ainda mais. Além das promoções, algumas lojas dão códigos para colocar na hora da finalização, reduzindo ainda mais o valor. E, novamente, alguns sites podem ajudar: o Cuponomia vai atualizar em tempo real os cupons oferecidos durante o Dia do Consumidor. Outros sites também reúne esse tipo de desconto, como o Groupon, Peixe Urbano e Cuponeria.

3. Assine as newsletter

Pode ser chato ficar recebendo vários emails o tempo todo, mas se você gosta muito de alguma loja e costuma comprar sempre por ela, assinar a newsletter vale a pena. Algumas oferecem cupons e ofertas exclusivas aos assinantes, sendo essa mais uma forma de economizar.

4. Verifique qual a melhor forma de pagamento

Em muitas vezes, pagar à vista pode reduzir entre 5% e 15% do preço final – acumulando com os descontos dos cupons, inclusive. Outras lojas oferecem uma redução em pagamentos por boleto bancário ou cartão de crédito da loja. Dependendo do total, vale a pena verificar.

5. Consulte a reputação da loja

Antes de colocar o número do cartão ou finalizar a compra, é bom dar uma olhada na reputação da loja. O Procon, por exemplo, tem uma lista de estabelecimentos a serem evitados. Já o Reclame Aqui reúne os protestos de consumidores que tiveram problemas com lojas e como eles foram solucionados.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos