Foco

Santo André registra longas filas para novo cadastro de transporte para idosos

O cadastramento para obter o Cartão Prioridade, lançado recentemente pela Prefeitura de Santo André para idosos acima de 65 anos utilizarem o transporte público local com gratuidade, está gerando filas ainda pela madrugada, horas de espera e muita confusão no saguão do Teatro Municipal. O pior de tudo: não é preciso correria, já que o documento não é obrigatório e também não existe limite de prazo para o cadastro (veja ao lado).

O novo cartão permite que usuários de ônibus,  acima de 65 anos, entrem pela porta da frente dos veículos e façam o desembarque por trás. O que já ocorre hoje com o Cartão Melhor Idade, destinado à faixa etária de 60 a 65 anos e que será mantido.

Já aqueles que têm mais de 65 anos e não querem obter o Cartão Prioridade ou o Melhor Idade, podem continuar usando ônibus de graça, desde que apresentem ao motorista um documento com foto. Neste caso, o embarque é realizado pela porta de trás. 

Recomendados

Ou seja, nenhum idoso perderá a gratuidade no transporte público nem precisa pressa. Na prática, no entanto, não é o que ocorre  nos últimos dias no saguão do teatro. “Cheguei hoje (ontem) aqui às 5h30 e já tinha gente na minha frente na fila”, contou a dona de casa Benedita da Silva Ferreira, 69 anos, moradora no bairro Camilópolis, após dizer amargar quase cinco horas para realização do cadastro.

O atendimento ao público começa diariamente às 9h, com distribuição de senhas. Benedita pegou o número 551 – só foi atendida às 10h50, quando o sistema de  cadastro, que estava fora do ar, voltou a operar. A prefeitura confirmou a “instabilidade” no sistema. A reportagem falou com outros seis idosos na mesma situação. O local estava lotado, com fila fora e dentro do saguão.    

A prefeitura promete aumentar até amanhã de 12 para 22  atendentes. Além disso, o prazo para cadastro no saguão do teatro foi prorrogado de 6 de abril para 11 de maio. O município alega que o novo bilhete facilita o embarque e garante comodidade ao público. Até anteontem,  foram emitidos 3.751 cartões. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos