Foco

ABC ganha app que indica onde pode ter alagamento

O Consórcio Intermunicipal do ABC lançou o aplicativo de celular que passa a monitorar as condições climáticas da região e disponibiliza gratuitamente todo o conteúdo aos moradores.

O app, chamado de Alerta ABC, fornece dados meteorológicos da região, em tempo real, a partir de informações apuradas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) ABC, instalado na sede da entidade regional. Pelo dispositivo digital será possível receber também alertas sobre possíveis situações de alagamentos, deslizamentos, chuvas e ventos fortes.

“Todos os moradores, até mesmo quem não é do ABC e trabalha ou vem para cá, podem baixar o aplicativo e prevenir-se de um eventual ponto de enchente ou forte precipitação (de rio). Além de mais conforto, proporciona também segurança. Se você sabe que o córrego sobe de volume rapidamente, pode evitar esse trajeto”, explicou o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando (PSDB). 

Recomendados

O Alerta ABC ainda possibilitará a participação da população, que poderá registrar e divulgar ocorrências por meio de fotografias e mensagens de texto. A informação que for enviada por algum morador ao aplicativo será checada pela equipe do CGE ABC antes de ser publicada.  “Isso é para evitar o famoso trote”, comentou Morando.

“É fundamental inserir a população no processo de gestão de riscos, difundindo uma cultura em que as pessoas contribuem para as ações preventivas e de resposta aos desastres”, disse o coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Gestão de Risco do Consórcio, Luiz Antonio Costa.

O aplicativo, que pode ser baixado nos sistema IOS e Android, custou aproximadamente R$ 80 mil aos cofres da entidade regional.  Segundo Morando, até a tarde de ontem já eram cerca de 1.000 downloads.

Sem Diadema

O aplicativo não fornece informações sobre as condições climáticas de Diadema porque o município deixou de fazer parte do Consórcio no ano passado alegando dificuldades financeiras em manter o repasse ao grupo que representa as prefeituras do ABC.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos